Strakka com DOME S103 em 2014
28 Novembro 2013 - José Soares da Costa

A Strakka Racing vai abandonar a categoria LMP1 em 2014, apostando numa nova parceria com o construtor japonês DOME para competir com um LMP2. O DOME S103, equipado com o motor V8 Nissan, será a escolha da equipa britânica para o seu programa no Campeonato do Mundo de Resistência do próximo ano.

A Strakka e a DOME assinaram uma parceria de longa duração que irá permitir a construção dos chassis japoneses em solo britânico, permitindo assim a gestão, venda e manutenção dos S103 a potenciais clientes interessados nesta oferta. Relativamente ao construtor japonês, trata-se de uma excelente oportunidade para colocar em pista o seu mais recente projecto.

O DOME S103 inscrito pela Strakka Racing contará com um motor V8 Nissan de 4.5 litros, uma das unidades mais fiáveis dentro da classe LMP2. De referir que o chassis foi alvo de desenvolvimento no túnel de vento da DOME, à escala 1/2, sendo também uma opção viável para uma categoria onde os custos assumem um grande relevo.

De acordo com Nick Leventis, responsável pela equipa britânica, os custos associados à colocação em pista de um LMP1 de acordo com os novos regulamentos seriam incomportáveis para o seu orçamento. Desta forma, a equipa optou por abandonar o Campeonato do Mundo de Resistência a meio de 2013, concentrando todos os esforços para 2014.

Após várias épocas bem sucedidas com o HPD ARX-03c, a Strakka Racing viu-se forçada a optar por uma nova montada em virtude da falta de competitividade que a ausência de um sistema híbrido iria gerar ao longo da próxima época. Com esta parceria com a DOME, a equipa britânica aposta tudo na conquista do título da classe LMP2 já em 2014.