Toyota bate Audi nas 6 Horas do Bahrain
2 Dezembro 2013 - José Soares da Costa

A nipónica Toyota bateu pela primeira vez em 2013, em luta directa, a Audi. Este feito foi alcançado nas 6 Horas do Bahrain, prova de encerramento da temporada do Campeonato do Mundo de Resistência deste ano. Entre os LMP2 e os GTE, a OAK Racing e a AF Corse conquistando os títulos nas suas respectivas categorias.

Com a Audi e a Toyota a apresentarem duas viaturas para esta última prova, previa-se uma luta feroz pela derradeira vitória do ano. Dando o mote, a Toyota superiorizou-se na qualificação, conquistando a pole position com o TS030 nº7 (Alexander Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima) e a 2ª posição com o TS030 nº 8 (Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazin).

No entanto, numa prova de longa duração onde a resistência é factor primordial, tanto a Toyota como a Audi veriam um dos seus carros desistir devido a problemas técnicos. O Toyota nº7 foi a 1ª baixa na 2ª hora de corrida, abandonando no final da via das boxes devido a problemas de transmissão. Problema semelhante afectou também a tripla campeã da Audi (Loïc Duval, Tom Kristensen e Allan McNish), levando ao seu abandono.

A vitória acabaria por ser entregue ao Toyota TS030 nº8, o qual superiorizou-se ao andamento apresentado pelo Audi R18 e-tron quattro nº1 de André Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fässler. Entre os LMP1, destaque ainda para o Lola-Toyota da Rebellion Racing, cujo motor extingiu-se de forma espectacular, obrigando à intervenção dos comissários para apagarem o fogo.

Na categoria LMP2, o ORECA 03 nº26 da G-Drive Nissan foi o vencedor mas as atenções centraram-se no 2º classificado, o OAK Racing Morgan nº35 de Olivier Pla, Alex Brundle e David Heinemeier Hansson. Com este resultado, a tripla conquistou o troféu reservado às equipas da categoria LMP2. Quanto ao título de pilotos, foi entregue a Martin Plowman, Bertrand Baguette e Ricardo Gonzalez.

Entre os GTE-Pro, a vitória recaiu sobre o Ferrari 458 Italia nº51 da AF Corse, partilhado por Toni Vilander e Gianmaria Bruni. Com este resultado, o piloto italiano conquistou o título nesta classe, superando o seu compatriota Giancarlo Fisichella. A AF Corse também saiu com motivos para sorrir, graças à conquista do título de equipas.

Finalmente, a Aston Martin trinfou entre os GTE-Am, graças aos esforços de Nicki Thiim, Kristian Poulsen e Christoffer Nygaard, ao volante do V8 Vantage nº 95. Com os resultados alcançados, a marca britânico garantiu o título de pilotos para Jamie Campbell-Walter e Stuart Hall. Entre as equipas, o título da classe foi entregue à 8Star Motorsport