Vettel vence e iguala recorde de Schumacher!

O Grande Prémio do Brasil, última prova da temporada de 2013 da Fórmula 1, foi palco de mais uma categórica vitória de Sebastien Vettel. Com este triunfo, Vettel igualou o número de vitórias numa época (13), um feito alcançado por Michael Schumacher durante a época de 2004. Mark Webber terminou a carreira na F1 com um 2º lugar, enquanto Fernando Alonso fechou o ano com um pódio.
Partindo da pole position, Sebastien Vettel teve um mau arranque e viu-se ultrapassado por Nico Rosberg logo nos metros iniciais. No entanto, a 1ª posição voltaria a ser sua ainda durante o decurso desta volta, liderando a corrida até ao seu final. A sua 2ª paragem nas boxes seria o único momento de sobressalto durante o Grande Prémio, uma vez que a equipa não se encontrava devidamente preparada para o receber.
Com mais este triunfo, Vettel alcançou a sua 13ª vitória em 2013, um número que espelha o domínio exercido pelo piloto alemão nesta presente temporada. Além disso, Vettel registou também a sua 9ª vitória consecutiva, um novo recorde para os livros de estatística da Fórmula 1.
Mark Webber, que esta segunda feira iniciou funções na Porsche Motorsport, terminou o seu périplo pela Fórmula 1 com um 2º lugar, oferecendo uma dobradinha à Red Bull. Após mais um péssimo arranque, Webber perdeu uma posição para Lewis Hamilton. No entanto, o piloto australiano acabaria por ultrapassar os Mercedes de Hamilton e Rosberg, bem como o Ferrari de Fernando Alonso, durante as voltas iniciais desta prova.
As paragens nas boxes levaram a uma disputa animada entre Alonso e Webber na pista, tendo o piloto australiano ultrapassado o Ferrari e alcançado definitivamente a 2ª posição. Fernando Alonso regressou aos pódios no Brasil, tendo nas suas mãos um Ferrari mais competitivo. No entanto, a diferença para os Red Bull ainda era significativa, impedindo-o de alcançar um melhor resultado em Interlagos.
A 4ª posição foi entregue ao Mclaren de Jenson Button, após a atribuição de um drive-through a Felipe Massa (por ter ultrapassado as linhas de entrada nas boxes) que o atirou para a 7ª posição. Button terminou a temporada com um desempenho de relevo, apesar do Mclaren não estar à altura dos monolugares da Ferrari, Lotus, Mercedes e Red Bull.

Nico Rosberg foi o 5º classificado em Interlagos, pressionando Button durante a fase final da corrida. Apesar de ter iniciado o fim de semana com um bom desempenho nos treinos livres (disputados com piso molhado), Rosberg não conseguiu encontrar a afinação certa para o piso seco e viu-se prejudicado ao longo do Grande Prémio.
Atrás de Rosberg terminou o Mclaren de Sérgio Pérez, que despediu-se no Brasil da escuderia britânica. Com mais um bom desempenho, Pérez encerra o ano em alta e ambiciona encontrar um lugar numa outra equipa que lhe permita continuar a demonstrar a sua garra e talento. No 8º lugar ficou o Sauber de Nico Hulkenberg, num fim de semana em que esteve abaixo das habituais expectativas.
Na 9ª posição ficou o Mercedes de Lewis Hamilton, que após um bom arranque acabaria por não confirmar o bom desempenho, dando ainda um toque no Williams de Valtteri Bottas durante uma dobragem, pelo qual foi penalizado com um drive-through. A encerrar os pontos ficou Daniel Ricciardo, no seu último Grande Prémio ao volante de um Toro Rosso.
Para as contas finais do campeonato de 2013, Vettel terminou o ano com 397 pontos, tendo Alonso ficado com a 2ª posição com 242 pontos. Webber encerrou o Top-3 com 199 pontos. Relativamente às equipas, a Reb Bull conquistou 596 pontos, superiorizando-se aos 360 e 354 pontos alcançados pela Mercedes e Ferrari respectivamente.
Após a despedida da temporada de 2013 e dos motores V8 2.4 litros atmosféricos, o “Grande Circo” regressa oficialmente às pistas a 14 de Março, com os primeiros treinos livres do Grande Prémio da Austrália. Destaque para os novos motores (V6 1.6 litros turbo-comprimidos), os novos monolugares e as novas caras do paddock…










