Carlos Sainz é o novo líder no Dakar!
9 Janeiro 2014 - José Soares da Costa

O espanhol Carlos Sainz é o novo líder do Dakar 2014, depois de ter alcançado a vitória na 4ª etapa. Pedrero Garcia levou a Sherco ao triunfo nas motos, mas Joan Barreda Bort mantém a liderança na classificação geral. Ignacio Casale triunfa entre os quads e a Iveco permanece no 1º lugar entre os camiões.

A SMG conseguiu uma histórica vitória na 4ª etapa, por intermédio de Carlos Sainz. Apesar da forte oposição de Stéphane Peterhansel e Nasser Al-Attiyah, 2º e 3º classificados nesta etapa, o piloto espanhol manteve-se entre os mais rápidos ao longo do dia. Enquanto Peterhansel perdeu cerca de 6 minutos para Sainz devido a furos, Al-Attiyah não teve argumentos para bater “El Matador”.

Na classificação geral, Carlos Sainz ascendeu à liderança com o registo alcançado, Nani Roma desceu para a 2ª posição, após ter sido o 5º mais rápido na 4ª etapa e Orlando Terranova mantém-se num bom plano com a 3º posição.

Entre as motos, o piloto espanhol Pedrero Garcia levou a sua Sherco à triunfo. No entanto, a liderança mantém-se nas mãos de Joan Barreda Bort, 6º classificado nesta 4ª etapa. Marc Coma mantém-se por perto, estando actualmente na 2ª posição da classificação geral, a 3m10s de Barreda Bort. Na 3ª posição encontra-se Francisco “Chaleco” Lopez, a 5m12s da liderança.

Cyril Despres teve um dia para esquecer, afundando-se na classificação geral, ao descer para a 6ª posição. Entre o contingente português, Hélder Rodrigues é o melhor representante na 15ª posição. Temeu-se o pior para o piloto de Sintra, dado que não era detectada a sua passagem no Iritrack desde o 1º waypoint. No entanto, isto deveu-se a uma falha deste mesmo sistema.

Nos quads, o piloto chileno Ignacio Casale passou para a liderança da classificação geral, suplantando o polaco Rafal Sonik. O piloto da Yamaha lidera agora com 9m35s de vantagem sobre o 2º classificado. Para o derradeiro lugar do pódio subiu a Honda de Sebastian Husseini, a 13m14s do líder da prova.

Entre os camiões, o Iveco de Gerard de Rooy, Tom Colsoul e Darek Rodewald mantém-se à frente, com 36 minutos de vantagem sobre o MAN de Marcel Van Vliet, Marcel Pronk e Artur Klein. Na terceira posição, a 40 minutos do líder da prova, encontra-se o melhor dos Kamaz, tripulado por Andrey Karginov, Andrey Mokeev e Igor Devyatkin.