Carlos Sousa entra a ganhar no Dakar!
Carlos Sousa e Miguel Ramalho tiveram um arranque de sonho no Dakar 2014, ao vencerem a 1ª etapa desta prova e alcançarem o primeiro triunfo internacional da Great Wall Motors. No entanto, entre as motas o dia não foi tão feliz para as cores portugueses, com Paulo Gonçalves a ser o melhor piloto lusitano na 5ª posição. Hélder Rodrigues atrasou-se neste arranque do Dakar, perdendo cerca de 9 minutos nesta 1ª etapa.
Entre os carros, Carlos Sousa e Miguel tiveram uma brilhante exibição nesta 1ª etapa do Dakar 2014 ao terminarem na 1ª posição, com 11 segundos de avanço relativamente ao MINI All4Racing de Orlando Terranova e do português Paulo Fiúza. Na 3ª posição ficou Nasser Al-Attiyah, também em MINI All4Racing, logo seguido do seu companheiro de equipa Nani Roma e do buggy SMG de Carlos Sainz. Robby Gordon, Giniel de Villiers e Stéphane Peterhansel tiveram alguns percalços ao longo da etapa, perdendo algum tempo relativamente aos líderes da prova.
Entre as motos, Joan Barreda Bort foi o piloto mais rápido nesta etapa, deixando Marc Coma e Cyril Despres atrás de si, a 37s e 1m40s de distância respectivamente. Hélder Rodrigues teve um arranque para esquecer, terminando a etapa na 22ª posição, a 9 minutos de Barreda Bort. Paulo Gonçalves foi o melhor representante lusitano, na 5ª posição a 2m25s da 1ª posição. Rúben Faria terminou na 12ª posição, cedendo 5m11s relativamente ao 1º classificado.
Entre os quads, Ignacio Casale foi o mais rápido, batendo a Yamaha de Marcos Patronelli por apenas 21 segundos. Na 3ª posição, a 1m17s da liderança, ficou a Honda do argentino Lucas Bonetto. Finalmente, nos camiões o triunfo na etapa foi para o Kamaz de Ayrat Mardeev, Aydar Belyaev e Ayrat Israfilov. No 2º lugar terminou o Tatra de Ales Loprais, Serge Bruynkens e Radim Pustejovsky, enquanto que no derradeiro lugar do pódio ficou o MAN de Marcel Van Vliet, Marcel Pronk e Artur Klein.