Dakar 2014 arranca hoje na Argentina!
Vai hoje para a estrada mais uma edição do Dakar, a mais exigente desde a mudança da prova do continente africano para a América do Sul. Ao longo de 15 dias, 431 equipas irão enfrentar os desafios da mais dura prova de Todo-o-Terreno do mundo, atravessando a Argentina, Bolívia e Chile. Entre a comitiva lusa, o destaque vai para Carlos Sousa nos automóveis e o trio Hélder Rodrigues, Paulo Gonçalves e Rúben Faria entre as motos.
A edição de 2014 do Dakar é uma das edições mais longas de sempre, contando com um percurso de 9374 Kms para os automóveis, 8734 Kms para os quads e motos e 9188 Kms para os camiões. O arranque do Dakar será dado hoje em Rosario, na Argentina, palco de mais uma espectacular cerimónia de abertura. O final desta prova está marcado para o próximo dia 18 em Valparaíso, no Chile.
Entre os automóveis, a luta pela vitória será alvo de uma emocionante disputa entre os MINI All4Racing da X-Raid e os vários buggys presentes na América do Sul. Entre os MINI, Stéphane Peterhansel será o “ponta de lança” fruto da sua vasta experiência e das 11 vitórias no Dakar. No entanto, Nasser Al-Attiyah e Nani Roma também estarão em destaque na formação germânica, tentando repetir as vitórias alcançadas no passado recente.
Fora da X-Raid, Carlos Sainz será o mais duro rival ao volante de um buggy SMG testado e preparado para o traiçoeiro percurso delineado na América do Sul. A fiabilidade, ponto que maiores problemas deu no passado à formação de Philippe Gache, foi revista após várias sessões de testes com Sainz ao volante, colocando o buggy entre os principais candidatos à vitória.
Robby Gordon, ao volante do novo buggy HST-Chevrolet, é também um dos candidatos à vitória e um dos pilotos mais esperados pelo público. Entre as cores lusitanas, a experiente dupla Carlos Sousa/Miguel Ramalho voltará a representar as cores da Great Wall Motors, cujo modelo Haval H8 apresenta um novo visual e foi revisto com o objectivo de corrigir os problemas enfrentados durante a prova de 2013.
Nas motos, a edição de 2014 será das mais renhidas e disputadas dos últimos anos. KTM, Honda e Yamaha irão medir forças na América do Sul, contando com as suas equipas de fábrica e os seus principais pilotos. Cyril Despres (com 5 vitórias) e Marc Coma (com 3 vitórias) serão os naturais favoritos ao triunfo mas Paulo Gonçalves, Joan Barreda Bort e Hélder Rodrigues (no seio da Honda), bem como Rúben Faria e Francisco “Chaleco” López (entre as KTM), tentarão contrariar esse favoritismo. De realçar que enquanto Despres mudou-se de “armas e bagagens” para a Yamaha, Coma permanece na “sua” KTM.
Entre os camiões, a Kamaz e a Iveco voltarão a protagonizar a luta pela vitória, entregando as suas máquinas a Eduard Nikolaev, Gerard De Rooy Ayrat Mardeev e Andrey Karginov. No entanto, as equipas da TATRA, Ginaf ou MAN também poderão surpreender. Finalmente, entre os quads o favoritismo vai para Marcos Patronelli, fruto das vitórias alcançadas em 2010 e 2013. Ignacio Casale (2º classificado em 2013) poderá discutir a vitória com Patronelli, bem como Rafal Sonik (3º classificado em 2013) e Sebastian Husseini.
Em resumo, o Dakar 2014 volta a reunir todos os ingredientes para “colar” os espectadores aos monitores dos seus computadores ou aos ecrãs de televisão, graças à cobertura exaustiva da Eurosport com transmissão diária marcada para as 22 horas. Uma prova a não perder!