Lewis Hamilton com vitória suada no Bahrain!
Apesar do domínio da Mercedes, o Grande Prémio do Bahrain ficou marcado pelo intenso duelo em pista entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, pilotos que discutiram a vitória até à última volta. Além disso, diversas lutas no pelotão cativaram o interesse ao longo desta prova, agarrando os adeptos às televisões até ao último instante.
Partindo da pole position, Nico Rosberg foi batido pelo seu colega de equipa no arranque deste Grande Prémio. Os dois Mercedes rapidamente dilataram a sua vantagem relativamente aos demais pilotos, disputando entre si a vitória até à última volta. Na 18ª volta, Rosberg lançou um 1º ataque a Lewis Hamilton, sendo batido pelo piloto inglês. Na volta seguinte, nova disputa na Curva 1 terminou com Hamilton ainda na liderança da prova.
Com as paragens nas boxes e estratégias diferentes para os dois pilotos (pneus médios para Rosberg e macios para Hamilton), a diferença entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg dilatou-se para cerca de 9 segundos. Com a 2ª passagem pela via das boxes e respectiva inversão na escolha de pneus para os dois pilotos, previa-se uma ascensão de Rosberg para a fase final da corrida.
A entrada do Safety Car à 41ª volta devido ao capotanço do Sauber de Esteban Gutierrez (provocado por um toque de Pastor Maldonado), eliminou a vantagem alcançada por Hamilton e deixou em aberto a luta pela vitória. Com a equipa a alertar para que não houvessem excessos, os dois pilotos tiveram “carta branca” para disputar o triunfo entre si.
Nico Rosberg e Lewis Hamilton disputaram a 1ª posição por diversas vezes ao longo das 10 últimas voltas, com o piloto alemão a ter maior traçcão em vários pontos do circuito de Shakir. No entanto, Hamilton conseguiu responder sempre aos ataques do seu colega de equipa, terminando a prova com apenas 1 segundo de vantagem.
No derradeiro lugar do pódio terminou o mexicano Sérgio Perez. O piloto da Force India bateu o seu colega de equipa Nico Hulkenberg, tendo sofrido ainda a forte pressão do Red Bull de Daniel Ricciardo durante as últimas voltas do Grande Prémio. Hulkenberg, 5º classificado no Bahrain, teve uma recuperação notável desde a 11ª posição da grelha e superiorizou-se ao campeão Sébastien Vettel.
Os dois Williams, que durante a fase inicial da prova chegaram a lutar pela 3ª e 4ª posição, terminaram apenas na 7ª e 8ª posição respectivamente. A entrada do Safety Car foi determinante para este resultado menos positivo, numa prova onde os FW36 estiveram entre os mais rápidos e tinham argumentos para alcançarem um melhor resultado.
A Ferrari teve um fim de semana para esquecer no Bahrain, com Fernando Alonso e Kimi Raikkonen a terminarem na 9ª e 10ª posição, encerrando os lugares pontuáveis. Os Ferrari F14T não tinham a velocidade de ponta necessária para lutarem contra os seus rivais da Mercedes e Renault, estando claramentelonge dos lugares de topo.
Entre os abandonos no Bahrain, claro destaque para a Mclaren. A equipa liderada por Ron Dennis viu Kevin Magnussen e Jenson Button abandonaram o Grande Prémio com problemas mecânicos nos seus MP4-29.
No campeonato de pilotos, Nico Rosberg lidera a tabela classificativa com 61 pontos, Lewis Hamilton é o 2º classificado com 50 pontos e Nico Hulkenberg sobe à 3ª posição com 28 pontos. No campeonato de construtores, a Mercedes ocupa o 1º lugar com 111 pontos, a Force India é agora a 2ª classificada com 44 pontos e a Mclaren descer para o 3º lugar, com 43 pontos.