Nani Roma lidera e Carlos Sousa abandona
Ao 3º dia de prova, Nani Roma ascendeu à liderança do Dakar 2014, aproveitando o atraso de Stéphane Peterhansel durante a etapa de hoje. Carlos Sousa foi desclassificado devido ao excesso de penalizações, após ter chegado às 2h30 da manhã ao bivouac. Ruben Faria também abandonou devido a uma queda, felizmente sem consequências de relevo para o piloto português.
O espanhol Nani Roma foi o piloto do dia, ao registar o tempo mais rápido entre os automóveis. Roma superou o polaco Krzysztof Holowczyc, 2º classificado na etapa de hoje, em cerca de 1m07s. No derradeiro lugar do pódio desta etapa ficou a Toyota Hilux de Leeroy Pouletr, repetindo mais uma boa exibição das viaturas preparadas pela equipa Imperial Toyota.
Relativamente à classificação geral dos automóveis, Nani Roma subiu ao 1º lugar da tabela classificativa. Orlando Terranova, 4º classificado na 3ª etapa, ascendeu à 2ª posição. No 3º lugar encontra-se Nasser Al-Attiyah, autor de uma prova relativamente normal e sem grandes rasgos até ao momento.
Entre os desaires do dia, destaque para a desclassificação de Carlos Sousa, devido às penalizações acumuladas com o incumprimento da passagem de 10 waypoints e à chegada tardia ao bivouac (2h30 da manhã locais). Devido aos problemas sentido no turbo do Haval H8, a passagem pelas dunas tornou-se impossível (mesmo com o recurso ao camião de assistência), obrigando a utilização de um caminho alternativo.
Carlos Sainz e Stéphane Peterhansel também não tiveram a sorte do seu lado na 3ª etapa, tendo perdido cerca de 15 e 28 minutos respectivamente. Desta forma, os dois pilotos desceram na classificação geral, encontrando-se actualmente na 4ª (Sainz) e 5ª posição (Peterhansel).
Entre as motos, Joan Barreda Bort voltou a demonstrar o bom andamento da Honda ao vencer mais uma etapa. Cyril Despres terminou na 2ª posição nesta 3ª etapa, perdendo 4m41s para Joan Barreda. Já Marc Coma, outro dos candidatos à vitória, perdeu cerca de 7 minutos para o líder da prova.
Com estes registos, Joan Barreda Bort lidera a classificação geral, tendo Cyril Despres a cerca de 13 minutos de distância, na 2ª posição. No derradeiro lugar do pódio encontra-se a KTM de Marc Coma, já com 17 minutos de desvantagem relativamente ao piloto da Honda.
Entre os portugueses, Ruben Faria foi a noticia do dia devido a uma queda aparatosa que obrigou à sua evacuação para o hospital mais próximo. Felizmente sem consequências, Faria contou com a ajuda do seu compatriota Paulo Gonçalves, que parou no local e esperou pela chegada do helicóptero da equipa médica.
Com o abandono de Ruben Faria e o tempo perdido por Paulo Gonçalves na etapa de hoje (tempo esse que deverá ser retirado pela organização), as esperanças portuguesas viravam-se para Hélder Rodrigues. No entanto, o piloto de Sintra também não teve um dia fácil, enfrentado problemas mecânicos na sua Honda. O 15º tempo foi o resultado possível nesta dia de prova.
Entre os quads, Marcos Patronelli viu-se forçado a abandonar devido a uma violenta queda que projetou a sua Yamaha para o fundo de uma ravina de 400m.Rafal Sonik é agora o líder entre os quads, tendo sido piloto mais rápido na 3ª etapa. Ignacio Casale alcançou o 2º tempo nesta tirada, encontrando-se na mesma posição na classificação geral, a 3m50s do líder da prova. Sérgio Lafuente completa o pódio nesta categoria.
Nos camiões, o Iveco de Gerard de Rooy, Tom Colsoul e Darek Rodewald passou para a liderança após o 2º tempo registado na 3ª etapa. O Kamaz de Andrey Karginov, Andrey Mokeev e Igor Devyatkin foi o vencedor do dia, encontrando-se actualmente no 3º lugar da classificação geral. O MAN de Marcel Van Vliet, Marcel Pronk e Artur Klein desceu para a 2ª posição da tabela classificativa, devido ao 6º tempo alcançado nesta etapa.