O fim da “magia” de Brian Hart
Brian Hart, fundador da Brian Hart Limited e reconhecido preparador de motores, faleceu ontem em Inglaterra aos 77 anos. Hart alcançou a notoriedade com os sucessos alcançados na Fórmula 2, mas foi com o Toleman TG184 e Ayrton Senna que a sua empresa ficou mundialmente célebre.
Brian Hart iniciou a sua ligação aos desportos motorizados com uma bem sucedida carreira de piloto, em 1958, ao volante de monolugares como Fórmula 3, Fórmula Júnior e Fórmula 2. Hart viria a dar por encerrada esta carreira em 1971, quando já havia criada a sua própria empresa, a Brian Hart Limited.
Os famosos motores Ford BDA foram desenvolvidos por Hart a pedido da marca norte-americana, tendo sido globalmente utilizados nas mais diversas variantes do Ford Escort ao longo da década de 70. Além dos motores Ford BDA, Hart acumulou também as tarefas de manutenção e desenvolvimento dos motores Ford FVA, desenvolvidos pela Cosworth.
Na Fórmula 2, Brian Hart alcançou o sucesso com os motores BDA e FVA preparados pela sua própria empresa. Ronnie Peterson e Mike Hailwood alcançaram os títulos europeus em 1971 e 1972, com motores Ford FVA e BDA respectivamente. Com o desinteresse da Ford, Hart desenvolveu um motor próprio, 420R, que lhe permitiu regressar às vitórias em 1977 e 1978 com Keke Rosberg e Derek Daly.
Em 1980 Hart estabeleceu uma parceria com a equipa de Fórmula 2 da Toleman, acabando por dominar a temporada e levar Brian Henton ao título europeu. O piloto britânico Derek Warwick, também ao volante de um Toleman-Hart TG280, conquistou o vice-campeonato.
A entrada de Hart na Fórmula 1 deu-se em 1981 mas o inglês apenas voltaria aos sucessos em 1984, graças ao enorme talento do jovem Ayrton Senna, 2º classificado no chuvoso GP do Mónaco. Após várias parcerias com a RAM, Benetton, Lola, Tyrrell, Jordan e Arrows, a Brian Hart Limited seria adquirida por Tom Walkinshaw em 1997, encerrando a participação de Brian Hart na F1.