Paulo Gonçalves vence em Abu Dhabi
10 Abril 2014 - José Soares da Costa

O Campeão do Mundo de TT, Paulo Gonçalves, iniciou a defesa do título da melhor forma possível ao conquistar a vitória no Abu Dhabi Desert Challenge. A 1ª prova da temporada do Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno foi marcada pelo duelo entre o piloto português e o espanhol Marc Coma, o qual terminaria a apenas 1m51s de distância do vencedor da prova. Joan Barreda Bort ocupou o derradeiro lugar do pódio, confirmando o bom momento da Honda.

A prova disputado em Abu Dhabi iniciou-se com um bom desempenho de Marc Coma, que perante a forte armada da Honda conseguia alcançar a liderança na 2ª etapa. Sam Sunderland, o líder inicial do Abu Dhabi Desert Challenge, viu-se rapidamente destronado dessa mesma posição, ficando a 2 minutos do 1º classificado. Paulo Gonçalves ocupava nesta altura a 3ª posição, a uns escassos 6 segundos de Sunderland.

Na 3ª etapa, Paulo Gonçalves iniciou o seu ataque à liderança da prova, ao registar o 2º tempo, mantendo-se no entanto a 3ª posição na tabela classificativa. Marc Coma teve um dia para esquecer, sendo apenas 4º classificado e descendo até à 2ª posição. Quem beneficiou com estas incidências foi Sam Sunderland, cujo 3º tempo na etapa o recolocou na liderança da prova, com 30 segundos de vantagem sobre Marc Coma e 52 segundos de distância relativamente a Paulo Gonçalves.

O lugar mais alto do pódio voltaria a mudar de mãos na 4ª etapa, em virtude das dificuldades sentidas por Sam Sunderland ao longo do dia. Marc Coma registou o 2º melhor tempo e com isso subiu à liderança da prova, sendo seguido de perto por Paulo Gonçalves. O piloto português foi o 3º classificado nesta 4ª etapa e com isso acabaria por ascender à 2ª posição da classificação geral, a 1m31s de Coma.

Na 5ª e última etapa da prova, o triunfo que toda a comitiva portuguesa desejava: Paulo Gonçalves foi o piloto mais rápido do dia, batendo o espanhol Marc Coma em 1m51s e conquistando a vitória no momento decisivo. Juan Barreda Bort, também ele autor de uma boa prova em Abu Dhabi, registou o 3º tempo nesta etapa e terminou no derradeiro lugar do pódio. Hélder Rodrigues alcançou o 5º lugar, efectuando uma prova de recuperação após os problemas sofridos durante a 1ª etapa.