Racing Weekend animado em Braga!
Com um novo promotor e uma nova imagem para 2014, a Velocidade Nacional arrancou no passado fim de semana no Circuito Vasco Sameiro, em Braga. Disputado debaixo de um calor abrasador, a animação em pista foi a nota dominante, fruto das constantes disputas entre pilotos nas mais variadas categorias. Desde os Sport Protótipos aos Clássicos, foram vários os motivos para acompanhar as corridas “in loco”.
O Campeonato Nacional de Velocidade foi um dos principais atractivos ao longo do fim de semana, reunindo este ano um interessante leque de Sport Protótipos. Carlos Vieira arrancou na frente e dominou a 1ª prova até à troca de turnos, altura em que o Tatuus teimou em não arrancar novamente. Pedro Salvador, seu companheiro de equipa, regressou à pista na 3ª posição, mas com o acelerador a colar, foi obrigado a abandonar. De referir que Carlos Vieira estabeleceu um novo recorde para o circuito bracarense: 1m13.917s. O Wolf de Stefano de Val saltou para a liderança após as paragens e venceu a 1ª prova. José Pedro Fontes/Miguel Barbosa foram os 2º classificados e Antonio Ricciardi/Nuno Santos completaram o pódio.
A 2ª corrida do CNV foi menos animada, com Pedro Salvador a parar no final da 1ª volta com problemas no acelerador, regressando à pista com uma volta de atraso. Stefano de Val, na liderança da prova desde o seu inicio, rumou para mais um triunfo em Braga. César Campaniço/Francisco Abreu protagonizaram uma animada luta com José Pedro Fontes/Miguel Barbosa, com as duplas a terminarem classificados na 2ª e 3ª posição respectivamente.
As provas reservadas ao Campeonato Nacional de Clássicos voltaram a reunir as potentes e interessantes viaturas de outrora, consagrando Rui Costa e o seu Ford Escort nas duas ocasiões. António Nogueira liderou a 1ª prova até à 12ª volta, altura em que sofreu alguns problemas mecânicos no seu Ford Capri. Rui Costa passou então para a liderança da prova, deixando João Macedo e Silva na 2ª posição e Rui Alves no último lugar do pódio. José Fafiães foi o melhor entre os Clássicos 1300, aproveitando o abandono de Victor Araújo.
A 2ª corrida do CNC foi mais tranquila para Rui Costa, forçando o ritmo nas voltas iniciais e gerindo a vantagem conquistado até ao final da prova. João Macedo e Silva e o seu Porsche 911 RSR repetiram a 2ª posição da 1ª prova, enquanto António Nogueira bateu Rui Alves na luta pela 3ª posição. José Fafiães levou o Datsun 1200 a mais uma vitória entre os Clássicos 1300.
A Legend Cup foi palco de um domínio absoluto de Luis Barros e do seu Ford Sierra Cosworth RS500. O piloto venceu as duas corridas do fim de semana, apesar de um pequeno acidente nas voltas finais da 1ª corrida. Luis Sousa, em BMW M3, foi a maior oposição a Barros, ao terminar na 2ª posição nas duas corridas do programa. Rui Costa levou o Toyota Carina E à 3ª posição na 1ª prova, enquanto João Mendes encerrou o pódio da segunda corrida.
Nos Classic Super Stock, Manuel Oliveira foi o vencedor da 1ª corrida do programa, mesmo com os insistentes problemas na caixa de velocidades do seu Alfa Romeo. Jorge Leite e Paulo Duarte fecharam o pódio, com o último a carimbar a vitória na classe D4. Nas restantes classes, vitória para José Mota (F4), João Andrade (C4), César Caldas (C2) e Paulo Sousa (D2).
A segunda corrida dos Classic Super Stock viu Paulo Duarte levar o Volkswagen Golf GTI à vitória, aproveitando os problemas no Alfa Romeo de Manuel Oliveira. Francisco Calheiros ficou em 2º e ganhou a classe E3, enquanto Jorge Leite completou o pódio. José Mota repetiu a vitória na classe C4 e João Carlos Andrade (C4), Rui Castro (C2), António Veiga Lopes (C3) e Renata Parente (D2) venceram nas restantes classes.
Entre os Singles Seaters, Tiago Marques liderou a prova desde os primeiros metros, vencendo perante a forte oposição de Tiago Raposo. Gonçalo Inácio, inicialmente colocado na 2ª posição, viria a perder o lugar na 9ª volta, terminando no derradeiro lugar do pódio. Relativamente à 2ª corrida do programa, Tiago Raposo venceu apesar de uma disputa inicial com Gonçalo Inácio. Este viria a disputar o 2º lugar do pódio com Tiago Marques, que acabaria por sofrer problemas de motor nas duas últimas voltas da corrida mas terminaria na 3ª posição.
No concorrido Desafio Único, a corrida disputado no Domingo obrigou à entrada do Safety-Car devido a um acidente no final da recta da meta. Alexandre Gonçalves e Paulo Ribeiro venceram entre os Alfa Romeo 156, apesar de contarem com um carro desequilibrado. Na 2ª posição ficou a dupla Luís Delgado/Raul Delgado e no derradeiro lugar do pódio terminaram David e Sérgio Saraiva. Entre os Fiat Punto, André Pinto e João Brites venceram após uma animada disputa no final da corrida. Manuel e Vasco Barros terminaram na 2ª posição, enquanto a dupla Gonçalo Rodrigues/Bernardo Maia encerrou o pódio.
Na corrida de Sábado, Alexandre Gonçalves e Paulo Ribeiro venceram após uma animada disputa com a dupla David e Sérgio Saraiva, que durou até à 8ª volta. Joaquim Soares e António Barros bateram a concorrência após os reabastecimentos, terminando na 2ª posição. Hugo e Tiago Mesquita completaram o pódio entre os Alfa Romeo 156. Nos Fiat Punto, André Pinto/José Brites dominaram a prova desde o inicio, Vasco e Manuel Barros foram os 2º classificados e a dupla João Rebelo Martins/António Ferreira completou o pódio.
O Troféu Abarth 500 foi palco de duas corridas marcadas pelo domínio absoluto do vencedor de cada prova. Francisco Carvalho não deu qualquer hipótese à concorrência na 1ª corrida, vencendo a partir da pole position e rubricando a volta mais rápida. Juuso Pajuranta terminou na 2ª posição, enquanto José Pires completou o pódio. Na 2ª corrida, Juuso Pajuranta liderou “de fio a pavio”, ganhando ritmo para a sua temporada europeia. Nuno Cardoso e José Rodrigues protagonizaram uma animada luta pela 2ª posição, com os pilotos a terminarem na 2ª e 3ª posição respectivamente.