Rally de Portugal regressa ao Norte!
14 Julho 2014 - José Soares da Costa

A noticia que todos esperavam foi finalmente confirmada pelo Automóvel Club de Portugal: o Rally de Portugal irá mudar-se de armas e bagagens para o Norte do pais em 2015. Nesta mudança de cenário estão envolvidas 12 autarquias: Amarante, Baião, Caminha, Fafe, Guimarães, Lousada, Matosinhos, Mondim de Basto, Ponte de Lima, Valongo, Viana do Castelo e Vieira do Minho. Arganil ficou de fora, pelo menos para 2015, devido às exigências da FIA relativamente à percentagem de troços e ligações.

Depois de 10 anos onde a região do Algarve foi palco da maior prova de estrada em Portugal, cumpriu-se finalmente o desejo há muito revelado pelo presidente do ACP, Carlos Barbosa. Desde a realização do 1º Fafe Rally Sprint que era evidente a vontade de mudança para o Norte de Portugal, devido à enorme moldura humana ai presente, além do carisma e história associado a esta região do pais. O ACP, de “mãos atadas” devido ao acordo com as autarquias algarvias envolvidas na organização da prova, apenas conseguiu alcançar essa mudança em 2015.

Matosinhos será palco da partida e chegada do Rally de Portugal, à semelhança das últimas edições realizadas no Norte de Portugal. A Exponor será utilizada para as assistências e verificações técnicas, retomando também um papel de destaque que havia ocupado até 2001. Relativamente aos troços utilizados na edição de 2015, o figurino será revelado ao público somente no inicio do próximo ano. No entanto, alguns troços com história como a Aboboreira, Mondim de Bastos, Senhora da Graça, Amarante e Fafe-Lameirinha deverão marcar presença neste regresso ao Norte.

De acordo com a listagem de autarquias indicadas pelo Automóvel Club de Portugal, o programa do Rally de Portugal deverá ser dividido em 3 trios, específicos para cada uma das etapas da prova: Ponte de Lima/Caminha/Viana do Castelo para a 1ª etapa, Amarante/Baião/Mondim de Basto para a 2ª etapa e por fim Guimarães/Fafe/Vieira do Minho para a última etapa. Lousada, que poderá receber novamente a Super Especial na Pista da Costilha, deverá estar integrada no 1º dia da prova. Já Fafe-Lameirinha será palco do Power Stage, encerrando o evento com uma moldura humana à semelhança dos últimos Fafe Rally Sprint.

Tal como o cenário, a data de realização da prova também será alvo de mudança. Para prevenir um desaire como o de 2001, onde as fortes chuvas prejudicaram o correcto desenrolar da prova portuguesa, o ACP optou por trocar a data da sua prova com o Rali da Sardenha. Desta forma, o Rally de Portugal passará a ser realizado no mês de Junho, época do ano em que há maior probabilidade de encontrar as melhores condições meteorológicas possíveis.