Sébastien Ogier vence em Fafe!
30 Março 2014 - José Soares da Costa

O WRC Fafe Rally Sprint voltou a contar com milhares de espectadores (cerca de 140 mil segundo a RTP!) e consagrou o campeão Sébastien Ogier, ao volante do sempre espectacular Volkswagen Polo R WRC. O piloto francês teve no entanto a forte oposição de Ott Tanak, o 2º classificado em Fafe e do popular Dani Sordo, que ao longo dos 6 quilómetros cronometrados provou o valor do Hyundai i20 WRC perante os seus mais directos adversários.

O mítico troço de Fafe-Lameirinha, utilizado outrora no Rali de Portugal, voltou a ser palco de mais uma edição do WRC Fafe Rally Sprint. Antecedendo novamente o Vodafone Rally de Portugal, o evento minhoto contou com alguns dos principais pilotos e máquinas que participam no Campeonato do Mundo de Ralis. E o vencedor…? Sébastien Ogier, piloto que contagiou o público com a disponibilidade e desempenho demonstrado em Fafe.

Dani Sordo, o vencedor do evento na edição do ano passado, apresentava-se em Fafe ao volante do novo Hyundai i20 WRC. Graças aos testes efectuados nesta região ao longo da última semana, o i20 WRC lutou de igual para igual com os seus rivais. No entanto, apesar da fogosidade demonstrada por Sordo, Ott Tanak acabaria por suplantá-lo na luta pela 2ª posição, batendo-o na derradeira passagem.

Entre os pilotos que deram espectáculo em Fafe, destaque para Kris Meeke e Martin Prokop. O piloto da Citroen foi protagonista de um aparatoso voo, um dos mais longos neste evento e que deixou todos os presentes em delírio. Já o piloto checo teve uma aterragem menos feliz no salto da Pedra Sentada, fazendo um pião. Sem espaço para inverter a marcha, Prokop optou por efectuar o salto no sentido contrário. Retomando o troço no sentido correcto, o Ford Fiesta RS WRC voltou a voar na Pedra Sentada, para gáudio dos espectadores!

Entre os pilotos portugueses, Ricardo Moura foi o melhor classificado, batendo o Ford Fiesta R5 de João Barros e o Skoda Fabia S2000 de Pedro Meireles na derradeira classificativa. Entre os VSH, Vítor Pascoal levou o Mitsubishi Lancer EVO VII ao triunfo. Paulo Meireles, em VW Golf G60 Rally e Pedro Leone, em Ford Escort Cosworth, foram respectivamente 2º e 3º classificados desta categoria.