Stéphane Peterhansel passa para a frente!
O piloto francês Stéphane Peterhansel ascendeu à liderança do Dakar 2014, num dia em que Carlos Sousa teve problemas mecânicos no Haval H8, perdendo bastante tempo. Nas motos, Sam Sunderland alcançou mais uma vitória para a Honda, mas Joan Barreda Bort mantém-se na liderança da prova. Nos quads, Marcos Patronelli subiu ao 1º lugar e nos camiões a MAN suplantou a Kamaz no lugar mais alto da classificação.
Entre os automóveis, Stéphane Peterhansel impôs a sua experiência, marcando o tempo mais rápido desde o primeiro “checkpoint” e alcançando a vitória na etapa. No entanto, o piloto francês teve de controlar o andamento do buggy SMG de Carlos Sainz, que rodava bem próximo do MINI All4Racing e terminou na 2ª posição. No 3º lugar terminou a Toyota Hilux de Giniel de Villiers, um resultado positivo depois de uma 1ª etapa repleta de problemas.
Carlos Sousa seria no entanto a maior desilusão do dia, com o turbo do Haval H8 partido ao 33º quilómetro. Carlos Sousa e Miguel Ramalho ainda não terminaram a etapa, tendo perdido quase 3 horas até ao momento. A dupla encontra-se a remediar o problema no Haval, tentando anular uma ligação responsável pela lubrificação do turbo.
Nas motos, o dia foi de Sam Sunderland, piloto que entregou à Honda a 2ª vitória no Dakar 2014. Francisco “Chaleco” Lopez levou a KTM ao 2º lugar da etapa de hoje, perdendo 39 segundos para Sunderland. Na última posição do pódio ficou Joan Barreda Bort, que com este tempo mantém a liderança da classificação geral das motos. Entre as cores nacionais, Hélder Rodrigues alcançou o 15º registo, perdendo algum tempo para ajudar o seu colega de equipa Javier Pizzolito, que havia sofrido uma queda no percurso.
Já Paulo Gonçalves afundou-se na qualificação, tendo alcançado o 8º tempo e descido para a 7ª posição. Rúben Faria é neste momento o melhor português em prova, na 6ª posição. O piloto da KTM registou o 4º melhor tempo e encontra-se logo atrás do seu chefe de equipa, Marc Coma, na classificação geral.
Nos quads, Marcos Patronelli foi o piloto mais rápido do dia e subiu à liderança do Dakar 2014. Na classificação geral, o piloto argentino conta agora com 3m50s de vantagem relativamente a Lucas Bonetto, o 2º classificado na etapa de hoje. Rafal Sonik, em Yamaha, alcançou o 3º tempo na 2ª etapa, subindo assim à 3ª posição da classificação geral reservada aos quads.
Finalmente, entre os camiões a MAN ultrapassou a Kamaz no lugar mais alto do pódio, graças ao 2º crono marcado por Marcel Van Vliet, Marcel Pronk e Artur Klein. O tempo mais rápido na etapa de hoje foi registado pelo Kamaz de Anton Shibalov, Robert Amatych e Almaz Khisamiev. O derradeiro lugar do pódio foi conquistado pelo Iveco de Gerard de Rooy, Tom Colsoul e Darek Rodewald, autores do 3º tempo nesta 2ª etapa.