Audi Sport revela novo R18 para 2016
28 Novembro 2015 - José Soares da Costa

A Audi revelou hoje o seu novo Audi R18 versão 2016, com qual irá lutar pelos títulos de Pilotos e Construtores no Campeonato do Mundo de Endurance. Terceira geração de um modelo bem sucedido da marca germânica, o novo Audi R18 conta com inúmeras alterações aerodinâmicas relativamente ao seu predecessor. Um novo motor eléctrico também será utilizado, elevando o Sport Protótipo germânico à categoria de 6 Mj.

O Dr. Wolfgang Ulrich foi o cicerone da apresentação do novo Audi R18. O director da Audi Sport destacou entre outros aspectos, a redução de peso do Audi R18 e a instalação de um novo motor eléctrico, equipado com baterias de iões lítio. Substituindo o anterior sistema de volante-motor, o novo motor eléctrico é mais eficaz na utilização e armazenamento da energia gerada nas travagens. O motor V6 TDI, semelhante ao utilizado nas iterações anteriores do R18, permanece a escolha para esta versão 2016.

A aerodinâmica foi alvo de muito trabalho por parte dos engenheiros da Audi Sport, tendo resultado num desenho radical e distinto da versão 2015 do Sport Protótipo germânico. A secção dianteira, com o nariz elevado “estilo Fórmula 1” e pontões laterais praticamente verticais, são alguns dos pontos que se destacam na carroçaria do novo Audi R18.

Para a nova temporada, a Audi irá colocar em pista apenas dois Audi R18. Esta decisão surge após um acordo entre a Audi e a Porsche para reduzirem os custos dos seus programas desportivos, sendo uma consequência directa do recente escândalo no seio do Grupo Volkswagen. Desta forma, as duas marcas irão reduzir o seu contingente nas 24 Horas de Le Mans, deixando de fora as terceiras viaturas habitualmente utilizadas.

Marcel Fassler, Andre Lotterer e Benoit Treluyer irão dividir o volante do Audi R18 nº7, enquanto Lucas di Grassi, Loic Duval e Olivier Jarvis estarão ao volante do Audi R18 nº8. Filipe Albuquerque, René Rast e Marco Bonanomi, pilotos do 3º Audi R18 nas 24 Horas de Le Mans 2015, encontram-se actualmente sem volante para a mítica prova francesa, apesar do contracto que os liga à marca germânica. De recordar que o piloto português irá marcar presença nas 24 Horas de Daytona ao volante de um dos Corvette da Action Express Racing, ao lado do seu compatriota João Barbosa.