BMW leva a melhor nas 24 Horas de Spa
A BMW e a chuva ditaram a lei nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, prova onde os pilotos portugueses não tiveram sorte e apenas Francisco Guedes subiu ao pódio. O Z4 nº46 da Marc VDS bateu os novos Audi R8 LMS, entregues à WRT e ao Team Phoenix. Apesar de liderarem nas horas iniciais, os problemas de fiabilidade voltaram a assombrar os Mclaren, tendo Álvaro Parente sido uma das vítimas ao longo desta prova.
Com a 67ª edição da 24 Horas de Spa-Francorchamps a iniciar-se debaixo de chuva torrencial, Frank Stippler saiu da pole position com alguma cautela. Desta forma, o Audi R8 LMS nº2 da WRT acabaria por ser ultrapassado pelos Mclaren 650S da Von Ryan Racing (Kevin Estre liderava, enquanto Álvaro Parente seguia na 2ª posição), até que diversos períodos de neutralização acabariam por alterar as estratégias das equipas.
Com a noite a cair sobre o circuito das Ardenas, o Mercedes SLS nº99 da Rowe Racing (Stef Dusseldorp, Nico Bastian e Daniel Juncadella) liderava após umas primeiras horas de corrida bastante problemáticas, com diversas saídas de pista à mistura. Enquanto isso, o Audi R8 LMS nº1 perdia 5 voltas nas boxes enquanto era alvo de reparações, após um erro de Laurens Vanthoor numa fase em que liderava a prova. Após 8 horas de corrida, o Top-6 estava separado por apenas 50 segundos.
Com o nascer do dia, a Rowe Racing permanecia na liderança e tinha como principal oposição o Audi R8 LMS nº2 da WRT e os BMW Z4 nº45 e nº46 da Marc VDS. Uma paragem do Mercedes SLS para troca de discos e pastilhas de travão entregou a liderança ao BMW Z4 nº45 (Maxime Martin, Augusto Farfus Jr e Dirk Werner), mas um problema de motor à 18ª hora acabaria por ditar o abandono desta viatura.
Quem aproveitou a ocasião foi a viatura “gémea” da Marc VDS, o BMW Z4 nº46 de Nicky Catsburg, Markus Paltalla e Lucas Luhr, que passava então para a liderança da prova. Tendo chegado a rodar fora do Top-30 após uma infeliz escolha de pneus durante as primeiras horas, o BMW tinha no Audi R8 LMS nº2 (Frank Stippler, Stephane Ortelli e Nico Muller) o seu principal rival pela vitória. No entanto, o BMW permaneceria na 1ª posição até ao final da prova, batendo o seu rival germânico e o Audi R8 nº5 do Team Phoenix, entregue a Christopher Mies, Christian Mamerow e Nicki Thiim.
A última hora de prova seria “madrasta” para diversas equipas: enquanto a Rowe Racing viu um pódio escapar-se entre os dedos, o BMW Z4 nº9 da Roal Motorsport (dividido pelo popular Alex Zanardi, Timo Glock e Bruno Spengler) foi forçado a abandonar com problemas de motor. Já Álvaro Parente terminou num distante 18º lugar, embora tenha chegado a liderar durante as primeiras horas de corrida.
Na categoria Pro-Am, a AF Corse levou a melhor sobre os seus adversários e conquistou uma dobradinha para a Ferrari. Gimmi Bruni, Alessandro Pier Guidi, Pasin Lathouras e Stéphane Lémeret foram os vencedores. Francisco Guedes, 2º classificado nesta categoria, foi o melhor piloto português em prova ao terminar na 6ª posição da classificação geral. Quanto à classe Am, o Audi R8 LMS nº 24 do Team Parker Racing (entregue a Jules Westwood, Callum McLeod, Benny Simonsen e Ian Loggie) bateu a oposição do Porsche 911 nº56 da Attempto Racing.