Craig Breen vence duelo no Rali dos Açores
8 Junho 2015 - José Soares da Costa

À semelhança de outras edições, o SATA Rali dos Açores voltou a ser bastante disputado, atraindo milhares de espectadores ao longo das belíssimas classificativas traçadas na ilha de São Miguel. Craig Breen, em Peugeot 208 T16, bateu o polaco Kajetan Kajetanowicz, em Ford Fiesta R5 e mantém-se como o principal candidato ao título do Campeonato Europeu de Ralis. Relativamente aos pilotos nacionais, Ricardo Moura esteve numa classe à parte, batendo sem apelo nem agravo o DS3 R5 de José Pedro Fontes e o Subaru Impreza de Adruzilo Lopes.

Apesar dos problemas com o turbo do Peugeot 208 T16 com que teve de lidar inicialmente, Craig Breen entrou bastante forte no SATA Rali dos Açores e ao fim do primeiro dia de prova, já liderava com 1.4s de vantagem sobre o Ford Fiesta R5 de Kajetanowicz. Tendo optado por pneus moles, tal como se sucedeu com Ricardo Moura, Kajetanowicz acabaria por perder algum tempo no 3º troço do dia. Quanto ao açoriano, encontrava-se na 3ª posição, a 6.2s de Criag Breen, sendo o melhor concorrente português em prova.

Na sexta feira, Kajetan Kajetanowicz deu um ar da sua graça e superou Craig Breen. Apesar do piloto irlandês ter entrado bem nas duas primeiras classificativas do dia, um pião no exuberante troço das “Sete Cidades” fez com que Breen caísse para a 2ª posição, a 6.7 segundos do Ford Fiesta R5 do piloto polaco. No entanto, Craig Breen ganhou todas as classificativas da secção da tarde e saltou novamente para a liderança da prova açoriana, terminando o dia com 5 segundos de vantagem sobre Kajetanowicz. Na terceira posição encontrava-se o açoriano Ricardo Moura, incapaz de acompanhar o ritmo dos dois pilotos que rodavam à sua frente. 1m20s separavam nesta altura o piloto português do líder da prova.

No derradeiro dia de prova, Kajetan Kajetanowicz voltou a subir à liderança da prova após a primeira passagem pelo troço de Graminhais. No entanto, o piloto polaco acabaria por perder 16 segundos no troço das “Tronqueiras” e com isso a liderança da prova. Com Kajetanowicz a reduzir a diferença para Breen para 11.9 segundos na Super Especial Marques, seria de esperar uma intensa luta pelo vitória na derradeira secção do rali. No entanto, Craig Breen bateu o seu rival polaco nos três derradeiros troços do rali, confirmando a sua vitória no SATA Rali dos Açores.

Na 3ª posição terminou o açoriano Ricardo Moura, batendo claramente os seus rivais do Campeonato Nacional de Ralis. Com este resultado, Moura encontra-se na frente da tabela classificativa nacional com 92 pontos. José Pedro Fontes, 6º classificado no SATA Rali dos Açores, conta com 87.5 pontos e é o 2º classificado nesta tabela. Bruno Magalhães viu-se a braços com problemas no turbo do seu Peugeot 208 T16, tendo terminando a prova num modesto 4º lugar. No ERC2, Dominykas Butvilas foi o vencedor e no ERC Junior, Chris Ingram levou a melhor sobre os seus adversários.