Fontes conquista título nacional no Algarve
Com o 2º lugar alcançado no Rali Casinos do Algarve, José Pedro Fontes sagrou-se Campeão Nacional de Ralis. O piloto do Porto bateu o açoriano Ricardo Moura na luta pelo título, apesar da vitória do último na prova algarvia. Carlos Martins terminou no pódio, demonstrando um ritmo capaz de ombrear com os mais recentes R5. Marco Cid saiu do Algarve com o título das duas rodas motrizes.
O Rali Casinos do Algarve iniciou-se com a liderança de Ricardo Moura, vencedor da 1ª classificativa. No entanto, seria Carlos Vieira a surpreender tudo e todos nos restantes 3 troços da 1ª etapa. Apenas no seu 2º rali em terra, o piloto de Braga teve desempenho notável no arranque desta prova e somou 3 vitórias em classificativas, terminando o dia na liderança do rali. Com uma vantagem de 4.9 segundos para Moura, tudo estava em aberto na luta pela vitória.
Na terceira posição colocava-se Pedro Meireles, já a 38.9 segundos de distância de Carlos Vieira. O piloto vimaranense sofreu uma saida de estrada, felizmente sem consequências para o Skoda Fabia R5. Quanto a José Pedro Fontes, problemas de fiabilidade no Citroen DS3 R5 atiravam-no para a 4ª posição, a uns distantes 49.3 segundos do líder.
A 2ª etapa ficou marcada pelo despiste de Carlos Vieira no 1º troço do dia, entregando a liderança a Ricardo Moura. Ao fim de duas classificativas, o piloto açoriano estava na liderança com 52.9 segundos de vantagem sobre o Skoda Fabia R5 de Pedro Meireles, enquanto José Pedro Fontes era o 3º classificado, a 1m33 segundos.
No penúltimo troço, um golpe de teatro ditou a decisão do título nacional: Pedro Meireles sofreu um furo que o fez perder 4 minutos e descer até à 5ª posição. José Pedro Fontes passou então para o 2º lugar, posição que lhe garantia a conquista do título. Com uma exibição notável, Ricardo Moura sagrou-se vencedor do Rali Casinos do Algarve. No entanto, o triunfo não foi suficiente para conquistar o “tetra”.
Carlos Martins, em Skoda Fabia S2000, encerrou o pódio da prova algarvia. Mesmo com uma viatura tecnicamente inferior aos R5 dos seus adversários, o piloto de Beja suplantou essa desvantagem graças a um andamento notável. Adruzilo Lopes venceu no Grupo N e João Ruivo foi o melhor entre os 2RM. No entanto, a 3ª posição alcançada por Marco Cid seria suficiente para conquistar o título nacional reservado às duas rodas motrizes.