Le Mans prepara-se para as 24 Horas!
1 Junho 2015 - José Soares da Costa

As 24 Horas de Le Mans aproximam-se a passos largos e todas as equipas aproveitaram o Test Day, realizado durante este fim de semana, para ensaiarem as suas viaturas na pista de La Sarthe. A Porsche dominou todos os acontecimentos, estabelecendo-se como a equipa a bater no traçado francês. No entanto, a Audi e a Toyota estão perto e poderão surpreender na clássica prova francesa.

Num dia de testes onde a chuva marcou presença logo pela manhã, a Porsche marcou o ritmo desde o primeiro momento por intermédio de Neel Jani, ao volante do Porsche 919 Hybrid nº18. 3m21.945s foi o registo alcançado pelo piloto suíço. Marco Bonanomi estabeleceu o 2º tempo mais rápido com o Audi R18 e-tron quattro, ficando a apenas 4 décimos do melhor registo matinal. O melhor Toyota alcançou o 7º tempo, com Stéphane Sarrazin ao volante do TS040.

Na sessão da tarde e já com a pista seca, a Porsche voltou a liderar as tabelas de tempos, desta feita através do registo alcançado por Brendon Hartley. Com um tempo que bateu o registo matinal de Neel Jani em 9 décimas de segundo (3m21.061s), Hartley deixou Nico Hulkenberg na 2ª posição, a 3 décimas de distância. O 3º melhor tempo foi alcançado pelo Audi nº7, sem no entanto ter batido o registo matinal alcançado por Bonanomi.

Relativamente ao inovador Nissan GT-R LM NISMO, o maior objectivo da marca nipónica para as 24 Horas de Le Mans passa mesmo por terminar a prova francesa. Com competitividade limitada e a perder mais de 20 segundos por volta relativamente às viaturas mais rápidas, o Nissan GT-R LM NISMO viu-se também batido pelos tempos alcançados por diversos LMP2. 3m43.383s foi o melhor registo alcançado pela Nissan, por intermédio de Olivier Pla.

Entre os LMP1 privados, Tiago Monteiro levou o CLM AER do Team ByKolles ao 10º registo durante a sessão matinal, o que o colocou na 2ª posição da classe, imediatamente atrás do melhor Rebellion R-One/AER. Os danos causados por um furo na curva de Indianapolis, durante a 2ª sessão de testes, hipotecaram o todo o programa delineado pela equipa para a tarde.

Nos LMP2, Laurens Vanthoor marcou o registo mais rápido da categoria com o Oak Racing Ligier-HPD nº34. Entre os GTE-Pro, a Aston Martin superou os seus rivais e estabeleceu um tempo de 3m58.069s por intermédio de Darren Turner. Nos GTE-Am, Pedro Lamy ultrapassou a barreira dos 4 minutos com o Aston Martin V8 Vantage, marcando um tempo de 3m59.338s. Graças a este registo, o piloto português foi o mais rápido do dia nesta categoria.