Mikkelsen conquista vitória na Catalunha
29 Outubro 2015 - José Soares da Costa

O norueguês Andreas Mikkelsen estreou-se nas vitórias no WRC, aproveitando da melhor forma a desistência de Sébastien Ogier no derradeiro troço do Rali da Catalunha. Num tempo bastante conturbado para a Volkswagen, a marca voltou a conquistar mais uma dobradinha, com a 2ª posição alcançada por Jari-Matti Latvala. Dani Sordo encerrou o pódio na prova espanhola.

O Rali da Catalunha iniciou-se com uma brilhante exibição de Robert Kubica durante a manhã de 6ª feira, liderando a prova até a um toque no troço “Terra Alta” ter resultado num furo e respectiva perda da liderança. Enquanto isso, Sébastien Ogier recuperava da 6ª posição até à liderança, deixando Latvala a 0.8 segundos de distância.

Durante a tarde de Sexta-feira, Jari-Matti Latvala alcançou a liderança mas no derradeiro troço do dia foi batido por Ogier, terminando o dia com 4 segundos de desvantagem relativamente ao seu companheiro de equipa. Ott Tanak fechou o Top 3 da 1ª etapa, a 11.3 segundos da liderança da prova.

A 2ª etapa arrancou com Sébastien Ogier a dilatar a vantagem relativamente aos demais pilotos, enquanto Latvala furou e perdeu cerca de um minuto para Ogier. Ott Tanak também não teve a sorte do seu lado: um toque nas barreiras ditou a ascenção de Dani Sordo à 3ª posição da classificação geral.

Durante a tarde, a recuperação de Jari-Matti Latvala após o furo e a subida de forma de Andreas Mikkelsen deitaram por terra todo o esforço de Dani Sordo e da Hyundai. O piloto espanhol desceu para a 4ª posição, a 4.5 segundos de Mikkelsen e terminou a etapa a pouco mais de um minuto da liderança da prova.

A derradeira etapa do Rali da Catalunha ditou muitas alterações na tabela classificativa. Latvala furou e perdeu a 2ª posição para Andreas Mikkelsen, mas um pião no troço seguinte levou a que a diferença entre os dois pilotos fosse de apenas 1.4 segundos. No entanto a maior surpresa surgiria no Power Stage: um erro de Sébastien Ogier levou ao toque nas barreiras e consequente desistência da prova, entregando a vitória a Andreas Mikkelsen, o Volkswagen mais rápido na última classificativa.

Com Latvala no degrau intermédio do pódio, Dani Sordo ascendeu à 3ª posição e foi o melhor representante dos Hyundai i20 WRC. Na 4ª posição terminou Mads Ostberg, o melhor entre os Citroen enquanto a M-Sport viu os seus dois pilotos abandonarem devido a saidas de estrada. No WRC2, o triunfo foi para o Skoda Fabia R5 Pontus Tidemand, mas Nasser Al-Attiyah saiu da Catalunha com o título da categoria.