NISSAN e o inovador GT-R LM NISMO LMP1
2 Fevereiro 2015 - José Soares da Costa

http://www.youtube.com/watch?v=Bd1qCi5nSKw

Com o novo GT-R LM NISMO LMP1, a NISSAN pretende revolucionar o desporto automóvel, contrariando cerca 50 anos de ideias e conceitos pré-estabelecidos. Com um motor V6, biturbo de 3 litros instalado em posição dianteira e tracção à frente, o novo NISSAN GT-R LM apresenta um radical conceito aerodinâmico que o torna uma autêntica “asa invertida”, capaz de atingir velocidades impressionantes no circuito de La Sarthe.

Aproveitando a febre do Super Bowl XLIX, a NISSAN surpreendeu tudo e todos ao anunciar o seu novo programa para a classe LMP1 do FIA WEC. Com um anúncio de apenas 90 segundos, a Nissan divulgou para milhões de espectadores o seu novo projecto desportivo, o GT-R LM NISMO LMP1.

O radical GT-R LM rompe com as ideias pré-estabelecidas ao colocar um motor V6 biturbo de 3 litros (nome de código VRX 30A NISMO) na secção dianteira do seu novo Sport Protótipo, imediatamente à frente do piloto. Com as saídas de escape a serem colocadas na superfície do capot e a transmissão (de apenas 5 velocidades) a ser alojada num túnel central que percorre a totalidade da viatura, Ben Bowlby utilizou toda a carroçaria do GT-R como um difusor.

Este inovador pensamento traduz-se em dois túneis de grandes dimensões, que têm o seu inicio imediatamente atrás dos pneus dianteiros e terminam na secção traseira do GT-R, num complexo difusor. Sem que hajam elementos a obstruirem todo o seu percurso, os dois túneis permitem optimizar a carga descendente obtida, libertando a carroçaria de elementos aerodinâmicos desnecessários. O GT-R LM NISMO chegou a ser testado sem asa traseira, mas a mesma acabaria por ser colocada a pedido dos pilotos, dando maior estabilidade à viatura.

Além do motor V6 biturbo, capaz de debitar cerca de 500cv de potência, o NISSAN GT-R LM NISMO conta com um sistema de recuperação de energia Flybrid (com duas flywheels), projectado pela Torotrak e colocado debaixo dos pés do piloto, que segundo os responsáveis da equipa debitará mais 750cv de potência aos pneus traseiras ou dianteiros, durante um curto período de tempo. Desta forma, por breves instantes, o GT-R LM NISMO LMP1 será uma viatura AWD com 1250cv de potência, capaz de atingir mais de 320 km/h.

No capítulo aerodinâmico, destaque ainda para as diferentes medidas de pneus utilizadas no NISSAN GT-R LM NISMO. Enquanto que no eixo dianteiro, a viatura japonesa conta com pneus com 14″ de diâmetro, os pneus traseiros terão apenas 9″ de diâmetro. As jantes serão de 16″, ao contrário das 18″ utilizadas pelas equipas rivais. Desta forma, o GT-R LM NISMO obtém uma distribuição de peso mais favorável ao conjunto, cerca de 61/39 segundo algumas estimativas apontadas.

Para este projecto, a Nissan aponta à inscrição na classe 8MJ do FIA WEC, um objectivo ambicioso onde deverá ser acompanhado pela Porsche e Toyota já em 2015. A Nissan divulgou também a contratação de Marc Gené, confirmando o ataque às vitórias. Com um radical conceito, levemente inspirado no Panoz Esperante GTR-1 e no Toyota Eagle MK III, Ben Bowlby e a Nissan pretendem inovar e vencer as 24 Horas de Le Mans com um Sport Protótipo especialmente desenvolvido para as longas rectas de Mulsanne. Serão capazes de tal feito?