Ogier sagra-se tricampeão no Rali da Austrália
15 Setembro 2015 - José Soares da Costa

Sebastien Ogier carimbou o seu terceiro título consecutivo com a vitória alcançada no Rali da Austrália. Apesar de ter a difícil tarefa de abrir a estrada, o campeão francês bateu a concorrência e voltou a ocupar o lugar mais alto do pódio numa prova do WRC. Jari-Matti Latvala chegou a liderar a prova australiana, mas foi incapaz de superar o ritmo do seu companheiro de equipa. Kris Meeke foi o melhor “não-Volkswagen” em prova, intrometendo-se na luta pela vitória.

A 1ª etapa do Rali da Austrália iniciou-se com a liderança matinal de Dani Sordo, ao volante de um Hyundai i20 WRC. O piloto espanhol aproveitou as dificuldades dos três Volkswagen Polo R WRC, que abriam a estrada durante os dois primeiros dias de prova, para saltar para a frente do rali. Atrás de Sordo encontrava-se o seu colega de equipa Hayden Paddon e o Citroen DS3 WRC de Kris Meeke.

No entanto, um problema com uma das patilhas da caixa de velocidades do Hyundai i20 WRC deitou tudo a perder, entregando desta forma a liderança ao britânico Kris Meeke. Com as classificativas da tarde, a Volkswagen regressou ao ataque e Jari-Matti Latvala foi o melhor piloto da equipa. Com um ritmo endiabrado, o piloto finlandês chegou à liderança do Rali da Austrália na última classificativa desta 1ª etapa. Meeke descia desta forma para a 2ª posição, a 2 segundos do líder, enquanto Sebastien Ogier encerrava o pódio, a 4.6 segundos de Latvala.

A 2ª etapa, com apenas 4 classificativas, foi palco de todas as decisões no Rali da Austrália. Mesmo perante a árdua tarefa de abrir as classificativas, Ogier tinha na ausência de pó o seu maior aliado. Desta forma, Ogier foi ganhando tempo ao longo da etapa, batendo o líder Kris Meeke na última classificativa do dia. O piloto britânico, que havia chegado à liderança no arranque da 2ª etapa, não teve argumentos para superar os tempos registados por Ogier, terminando o dia a 0.3 segundos de distância do líder da prova. Jari-Matti Latvala desceu até à 3ª posição, a 2.6 segundos de Ogier.

A exibição de Sebastien Ogier na derradeira etapa do Rali da Austrália confirmou a sua vitória, bem como o seu terceiro título mundial. Dilatando ainda mais a vantagem relativamente aos demais pilotos, Ogier terminou a prova a 12.3 segundos de distância de Jari-Matti Latvala. Kris Meeke encerrou o pódio, a 32.6 segundos do vencedor da prova. O melhor representante da Hyundai foi Hayden Paddon, na 5ª posição, enquanto Ott Tanak foi o melhor entre os Ford Fiesta RS WRC da M-Sport, na 6ª posição. Nasser Al-Attiyah alcançou o triuno no WRC2.