Paulo Gonçalves vence etapa no Dakar!
Num dia em que motos/quads e carros/camiões disputaram etapas distintas, Paulo Gonçalves somou mais um triunfo para as cores nacionais. Nos carros, o “Grande Prémio de Salar” trouxe consigo imagens belíssimas e a primeira vitória de um Toyota: Yazeed Al-Rajhi foi o responsável pelo triunfo que os belgas da equipa Overdrive à muito desejavam.
Sendo a 2ª parte da etapa maratona para os automóveis, a 8ª etapa dos automóveis contava com uma passagem de 100 Kms pelo Saral de Uyuni (feita sempre com o acelerador a fundo!), percurso esse que levaria os concorrentes de regresso ao Chile. Nasser Al-Attiyah seguiu na frente da etapa durante vários Kms, sendo perseguido de perto por Giniel de Villiers. Com o MINI mais rápido no Saral, nem o cone de ar da viatura germânica ajudou a tarefa dos homens da Toyota Hilux!
Com Al-Attiyah a perder cerca de 3 minutos a meio da etapa, Giniel de Villiers parecia encaminhado para reduzir substancialmente a vantagem do piloto do Qatar. Mas também de Villiers perdeu tempo na última fase da etapa, deixando o triunfo entregue nas mãos de Yazeed Al-Rajhi.
Na classificação, de Villiers permanece a 8m26s do 1º classificado, Nasser Al-Attiyah, que alcançou o 3º tempo nesta etapa. O 2º tempo foi alcançado pelo MINI de Orlando Terranova, a 1m12s de Al-Rajhi. Quanto ao português Carlos Sousa, alcançou o 10º tempo e mantêm-se na 9ª posição da classificação, a 2h07m do 1º lugar.
Nas motos, destaque para a vitória de Paulo Gonçalves na 7ª etapa, batendo Marc Coma por 14s. Matthias Walkner terminou o dia com o 3º tempo, a 30s do registo do piloto português. O líder Joan Barreda Bort sofreu hoje uma queda, tendo ficado sem parte do guiador. Chegando ao final da etapa com dificuldades, Barreda Bort perdeu 6 minutos e encontra-se agora com apenas 6m28s de vantagem sobre Marc Coma. Paulo Gonçalves mantêm a 3ª posição, a 10m59s.
Quanto aos restantes pilotos portugueses, Hélder Rodrigues ficou-se pelo 8º tempo e Rúben Faria teve um dia complicado, tendo perdido bastante tempo e alcançado apenas o 14º registo. Na classificação geral, Rodrigues é 6º a 33m56s de Barreda Bort e Faria desceu uma posição, estando agora no 8º lugar a 40m55s do 1º classificado.
Nos camiões, Eduard Nikolaev somou mais uma vitória numa etapa para a Kamaz. O piloto russo bateu o IVECO de Gerard de Rooy por 11m16s. Andrey Karginov ficou-se pelo 3º tempo da 8ª etapa, a 14m58s do 1º classificado. Na classificação geral, Airat Mardeev permanece na 1ª posição, com 5m09s de vantagem sobre Karginov. Nikolaev é o 3º classificado, a 12m41s da 1ª posição.
Entre os quads, uma surpreendente vitória de Nelson Galeano na 7ª etapa. O piloto do Paraguai bateu o tempo de Rafal Sonik em 5m46s. Ignacio Casale foi o 3º classificado, tendo perdido 11m37s para o melhor registo do dia. Na classificação geral, Rafal Sonik permanece na liderança, com 21m59s de vantagem sobre Casale. Sergio Lafuente é o 3º classificado, a 1h08m de distância do líder da prova.