Porsche com novo domínio em Austin
21 Setembro 2015 - José Soares da Costa

A Porsche voltou a triunfar no Campeonato do Mundo de Endurance, com o triunfo nas 6 Horas do Circuito das Américas, em Austin. Mesmo com os problemas sofridos num dos 919 Hybrid, a marca germânica voltou a bater a Audi e a Toyota e é cada vez mais a favorita à conquista do título de Construtores e Pilotos.

Partindo da primeira linha da grelha de partida, os dois Porsche 919 Hybrid rapidamente dominaram os acontecimentos, liderando a prova sem que fossem perturbados pelos seus adversários. Atrás dos Porsche seguiam os dois Audi, com os dois Toyota a encerrarem o “pelotão LMP1-H”. O acidente de Mike Conway, quando ainda não tinha sido completada metade da duração da prova, alterou ligeiramente a classificação geral.

O momento decisivo da prova norte-americana deu-se a cerca de meia hora do final da prova, quando o Porsche 919 Hybrid pilotado por Romain Dumas rumou às boxes com problemas eléctricos. O então líder da prova acabaria por regressar à pista a apenas 10 minutos do final da prova, terminando classificado na 12ª posição.

Com este problema, o 919 Hybrid de Brendon Hartley, Mark Webber e Timo Bernhard ascendeu à liderança. Já o Audi R18 e-tron quattro de Andre Lotterer, Benoit Treluyer e Marcel Fassler, actuais líderes do campeonato, conseguiu recuperar até à 2ª posição, reduzindo os danos na luta pelo título de Pilotos. O melhor Toyota TS040, pilotado por Kazuki Nakajima, Sebastien Buemi e Anthony Davidson, foi apenas 4º classificado.

Entre os LMP2, vitória para o Ligier JS P2 de Roman Rusinov, Julien Canal e Sam Bird. Nos GTE-Pro, a Porsche venceu por intermédio de Michael Christensen e Richard Lietz e por fim, nos GTE-Am, Andre Bertolini, Alexey Basov e Viktor Shaitar levaram o Ferrari 458 Italia até à 1ª posição. Ainda nesta categoria, Rui Águas foi o 2º classificado e Pedro Lamy terminou na 5ª posição.