Porsche dominadora nas 6 Horas de Fuji
Debaixo da imponente presença do Fuji, a Porsche voltou a vencer uma prova do Campeonato do Mundo de Endurance. A chuva foi o factor dominante nas 6 Horas de Fuji e apesar dos percalços iniciais, a Porsche bateu novamente a Audi e a Toyota. Graças a este resultado, Timo Bernard, Brendon Hartley e Mark Webber lideram o Campeonato de Pilotos com apenas 1 ponto de vantagem.
Após uma qualificação dominada pelos Porsche 919 Hybrid, a marca germânica era a natural favorita ao triunfo em solo nipónico. O Sport Protótipo germânico estava perfeitamente adaptado à enorme recta e as numerosas secções rápidas do traçado de Fuji e só a chuva poderia impedir uma nova dobradinha da Porsche.
No arranque das 6 Horas de Fuji, realizado atrás do Safety Car devido à forte chuva que se abatia sobre o circuito, Mark Webber efectuou um erro num dos primeiros sectores e com isso perdeu diversas posições. O Porsche 919 nº17, que seguia então na liderança, também perdeu várias posições na fase inicial da corrida.
Apesar destas ameaças iniciais, a Porsche recuperaria as duas primeiras posições ao longo da prova. De forma a maximizar as hipóteses de conquista do título de Pilotos, o Porsche 919 nº17 (Neel Jani/Marc Lieb/Romain Dumas) foi alvo de ordens de equipa, terminando a prova na 2ª posição. A vitória foi alcançada pelo Porsche 919 nº18, dividido por Brendon Hartley, Timo Bernard e Mark Webber.
Marcel Fassler, Andre Lotterer e Benoit Treluyer encerraram o pódio, numa situação semelhante à vivida no seio da Porsche: Lucas di Grassi, Olivier Jarvis e Loic Duval viram-se obrigados a ceder a 3ª posição, devido a ordens de equipa. Nas contas do Campeonato de Pilotos, a Porsche colocou a sua tripla na liderança por apenas 1 ponto quando faltou duas provas para o final da temporada.
Entre os LMP2, reinou a polémica entre os principais candidatos ao título: a G-Drive Racing e a KCMG. Com dois Ligier JS P2 em pista nas 6 Horas de Fuji, a G-Drive encontrava-se numa posição priveligida na luta pelo título da classe. O Ligier nº26 da G-Drive e o Ligier nº47 da KCMG chegaram a tocar-se várias vezes durante uma animada disputa da 1ª posição da classe.
Mas seria o segundo Ligier da G-Drive a roubar todas as atenções: numa 1ª situação, Gustavo Yacamán deu um toque no Ligier da KCMG, o que resultou num pião deste último. Mas o pior estava para vir quando o mesmo piloto abalroou a mesma viatura, atirando-a propositadamente para fora da pista e contra os rails de protecção.
Com esta situação, a KCMG viu o seu único carro abandonar a prova e perder a liderança do campeonato, a qual encontra-se agora nas mãos de Romain Rusinov, Sam Bird e Julien Canal, a tripla do Ligier JS P2 nº26 da G-Drive.
Nos GTE-Pro, Toni Vilander e Gianmaria Bruni levaram o Ferrari 458 Italia à vitória, batendo o Porsche 911 RSR de Patrick Pilet e Frederic Makowiecki. Nos GTE-Am, o “médico” Patrick Dempsey, Patrick Long e Marco Seefried bateram o Aston Martin V8 Vantage de Pedro Lamy, Mathias Lauda e Paul Dalla Lana.