Sébastien Ogier vence duelo na Suécia
Numa prova marcada pela enorme disputa pela vitória, o vencedor foi um nome bastante conhecido: Sébastien Ogier. No entanto, este triunfo foi apenas alcançado na derradeira classificativa, após um percalço do jovem Andreas Mikkelsen. Jari-Matti Latvala, Thierry Neuville e Mads Ostberg também foram protagonistas na luta pela vitória, num rali que conheceu várias peripécias e onde o 1º lugar do pódio estava ao alcance de praticamente qualquer equipa/piloto.
O Rali da Suécia arrancou com a Super Especial disputada em Karlstad na quinta feira, onde a surpresa veio precisamente do vencedor: Pontus Tidemand, num Ford Fiesta RRC foi o piloto mais rápido, batendo a armada “WRC” num terreno onde tal não seria inicialmente esperado. No dia seguinte, a normalidade regressou ao Rali da Suécia, com a luta pelo 1º lugar entre Sébastien Ogier e Jari-Matti Latvala a centrar todas as atenções dos media. O campeão francês levava a melhor sobre o seu colega de equipa finlandês nos troços matinais.
Durante a tarde, os limpa-vidros do VW Polo R WRC de Sébastien Ogier deixaram de funcionar, comprometendo o seu andamento. Na classificativa seguinte, uma saída de estrada fê-lo perder 30 segundos e 3 posições. Mas Jari-Matti Latvala também não teve a sorte do seu lado, sofrendo uma saída de estrada e ficando com o Polo R WRC preso na neve. Mesmo com a ajuda dos espectadores, Latvala perdeu 8 minutos e qualquer hipótese de conquistar a vitória na Suécia.
Quem beneficiava com estes acontecimentos era o norueguês Andreas Mikkelsen, que ascendia à liderança da prova com um VW Polo R WRC versão 2014. Atrás de si seguia Thierry Neuville, no Hyundai i20 WRC a 19.1s do 1º classificado e Mads Ostberg, em Citroen DS3 WRC, ocupava a derradeira posição do pódio, a 19.4 de Mikkelsen. O melhor representante da M-Sport era Ott Tanak, na 5ª posição, a 1m06s do líder da prova.
Na 2ª etapa, Mikkelsen e Neuville entregaram-se a um intenso duelo pela 1ª posição. Se durante a manhã, o piloto da Volkswagen foi capaz de bater o seu rival belga, na última classificativa da tarde acabaria por ser ultrapassado e perder a liderança da prova. Apenas 1.5 segundos separavam Neuville de Mikkelsen no final da 2ª etapa e Sébastien Ogier era já o 3º classificado, a 9.6s do piloto da Hyundai. Quanto a Mads Ostberg, sofreu um furo logo na 1ª classificativa e desceu para a 4ª posição. O piloto norueguês terminou o dia a 53.4s do líder da prova. Ott Tanak permanecia como o melhor entre os Ford, a 1m29s do 1º classificado.
No último dia de prova, tudo estava por decidir no Rali da Suécia. Sébastien Ogier entrou ao ataque e venceu os 3 primeiros troços da derradeira etapa. Thierry Neuville sofria problemas com os intercomunicadores e quem beneficiava era Andreas Mikkelsen, que ascendia à liderança da prova. Na classificativa seguinte, Ogier rubrica o melhor tempo e subia à 2ª posição, a apenas 3s do seu colega Andreas Mikkelsen. Com apenas o Power Stage para decidir o vencedor do rali, Ogier e Mikkelsen deram tudo por tudo. Já Neuville era incapaz de acompanhar o ritmo louco dos dois Volkswagen.
O triunfo acabaria por ficar decidido devido a um erro: Andreas Mikkelsen deu um toque num banco de neve, ficando preso no manto branco. Com o tempo perdido (cerca de 30s) Mikkelsen acabou o rali apenas na 3ª posição, não escondendo a emoção na chegada ao final do troço. O francês Sébastien Ogier foi o espectacular vencedor e Thierry Neuville carimbou mais um pódio ao serviço da Hyundai Motorsport. Ott Tanak foi o 4º classificado, beneficiando da saída de estrada de Mads Ostberg no início da 3ª etapa. Quanto ao WRC2, Jari Ketomaa foi o esperado vencedor, após um prova sem grandes percalços.