Simone Faggioli com novo recorde na Falperra
19 Maio 2015 - José Soares da Costa

O italiano Simone Faggioli voltou a colocar o seu nome na lista de vencedores da Rampa Internacional da Falperra, estabelecendo também um novo recorde para o traçado minhoto. João Fonseca foi o vencedor entre os participantes do Campeonato de Portugal de Montanha e Andrés Vilariño rubricou o triunfo  no Campeonato Espanhol de Montanha.

O público compareceu em elevado número na Falperra, apesar das elevadas temperaturas e das inúmeras restrições impostas pela FIA por motivos de segurança. Foi perante este cenário que Simone Faggioli bateu a concorrência com toda a autoridade. A diferença de 13 segundos no final da prova espelha bem a diferença de ritmo entre o piloto italiano e os demais pilotos do Campeonato Europeu de Montanha.

Com o triunfo alcançado nesta edição da Rampa da Falperra, Simone Faggioli igualou o número de vitórias alcançado por Andres Vilariño na Rampa da Falperra, quatro ao todo. Além deste feito, o piloto italiano estabeleceu também um novo recorde para o traçado da Falperra: 1m49.364s, a uma média de velocidade de 171 Km/h.

Fausto Bormolini levou o seu Reynard K02 à 2ª posição entre os participantes do Campeonato Europeu de Montanha, superando o estreante Sebastien Petit, em Lola B06/51. O melhor português em prova foi Patrick Cunha, em Lamborghini Gallardo, tendo este fechado o Top-10 da classificação geral da Rampa da Falperra.

Entre os participantes do Campeonato de Portugal de Montanha, João Fonseca foi o vencedor, tendo batido o Juno SSE de Rui Ramalho pela diferença de 7 segundos. Tiago Reis, em Ford Fiesta RS Cosworth, foi 3º classificado, a 10 segundos de João Fonseca.

No Campeonato Espanhol de Montanha, o basco Andrés Vilariño foi o vencedor. Sem oposição entre os compatriotas, Vilariño deixou o Audi A4 DTM de José Lopez Fombona a uns distantes 14 segundos.  Relativamente ao Desafio Único, Luis Delgado e Raul Delgado foram os vencedores entre o pelotão dos Alfa Romeo 156. Já Tiago Vilela e Hugo Negrais foram a dupla mais rápida dos Fiat Punto do referido campeonato. No que concerne a Rampa da Falperra “Light”, José Ângelo Rodrigues levou o seu Honda Civic ao triunfo.