Toyota revela TS040 com upgrade 2015
Após uma temporada onde conquistou o título de Pilotos e Construtores no FIA WEC, a Toyota apresentou hoje a nova versão do seu Sport Protótipo, o TS040. Entre as principais novidades desta nova “arma” nipónica, o destaque vai para a aerodinâmica revista, a utilização de novas suspensões e uma redução generalizada do peso do TS040. Tal como em 2014, a Toyota mantém-se na categoria 6MJ.
Beneficiando do conhecimento adquirido ao longo de 2014, a Toyota renovou a aposta no seu motor V8 e no super capacitador NISSHINBO, capazes de fornecerem em conjunto mais de 1000 cv de potência. Desta forma, a Toyota descartou a mudança para a categoria 8MJ e manteve-se na categoria 6MJ, repetindo a aposta efectuada m 2014. Ainda de acordo com Pascal Vasselon, cerca de 80% das peças do novo TS040 foram redesenhadas relativamente ao modelo anterior.
Para a temporada de 2015, o TS040 irá contar com dois pacotes aerodinâmicos que irão ser testados em Paul Ricard, durante o Prologue. O primeiro teste do renovado TS040 decorreu durante o dia 13 de Janeiro, em Paul Ricard, tendo-se seguido uma jornada dupla de testes em Motorland Arangon e uma viagem até ao Autódromo Internacional do Algarve. Desta forma, o TS040 completou um total de 25 mil kms de testes antes do seu lançamento oficial.
Relativamente às equipas que irão tripular os TS040, os campeões Anthony Davidson e Sébastien Buemi serão acompanhados por Kazuki Nakajima no Toyota nº1. Já o TS040 nº2 será dividido por Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin e Mike Conway. Kamui Kobayashi foi integrado na formação nipónica, ocupado a posição de piloto de testes e reserva, tal como o francês Nicolas Lapierre.