Vitória na Penha discutida ao segundo!
Teve lugar no passado sábado em Guimarães a última prova do Campeonato de Portugal de Montanha 2015. A rampa da Penha foi brindada com um dia radioso, temperatura quanto baste e muito público que se deslocou à Cidade berço de Portugal para assistir ao último duelo da temporada, na qual se discutiu a vitória do Campeonato.
Paulo Ramalho nesta prova utilizou o Juno mais antigo da sua equipa tendo como objectivo lutar por um dos lugares do pódio e terminar a época com o melhor ritmo competitivo possível.
Efectivamente o piloto do Porto demonstrou nas 5 subidas um excelente andamento que lhe permitiu melhorar os seus tempos em todas as subidas, baixando inclusivamente do segundo 30 na última subida de prova, reflectindo o empenho e a motivação para fazer sempre mais e melhor ao longo deste ano.
O 3º lugar final alcançado nesta prova foi para si um bom resultado, mas mais importante que o resultado, foi o sentimento de dever cumprido que sentiu no final destas 8 provas que compuseram o Campeonato deste ano e que lhe permitem agora perspectivar o Campeonato do próximo ano de uma forma bem mais diferente e optimista do que a que tinha quando em Maio deste ano iniciou a temporada. Este excelente resultado permitiu-lhe amealhar e recuperar importantes pontos para a classificação do Campeonato, contudo e infelizmente não foram suficientes para recuperar o 3º lugar.
Assim, o 4º lugar final no Campeonato servirá certamente de importante estímulo para que em 2016 regresse na plenitude das suas capacidades e com a sua habitual força de vontade de se superar a si próprio e quem sabe regressar à discussão das vitórias, das quais tem estado arredado nestes dois últimos anos.
Rui Ramalho tinha para esta prova como único objectivo a vitória, pois só esse resultado e ainda a dependência do resultado do seu directo adversário, lhe poderia acalentar a esperança de se sagrar Campeão. Como tal, esta prova foi encarada na realidade como tudo ou nada, dado que apenas e somente a vitória e a obtenção dos pontos extra lhe serviriam para as suas aspirações.
Utilizando o Juno mais recente e competitivo da PRMiniracing, Rui demonstrou logo na 1ª subida de treinos que não iria desistir de lutar até ao último metro pelo seu objectivo. Na 2ª e derradeira subida de treinos Rui foi o piloto mais rápido, batendo largamente o seu melhor registo neste traçado e com isso amealhar o ponto extra respectivo para as contas do Campeonato, seguindo com o plano traçado para as 3 seguintes subidas de prova.
Na 1ª subida de prova piorava ligeiramente o seu tempo anterior devido a uma passagem de caixa mais demorada do “padle shift” do Juno CN09 no ataque do último gancho, mas deixando tudo em aberto para as 2 subidas restantes. Na 2ª subida de prova volta a ser o piloto mais rápido, com uma subida magistral, baixando ao fantástico segundo 26 e registando novo record pessoal, ficando a escassas 3 décimas de segundo da liderança no somatório das 2 subidas de prova concluídas até então.
A 3ª e última subida de prova iria definir a classificação final e como tal a disputa pelo Campeonato esteve efectivamente ao rubro, com os níveis de pressão e adrenalina maximizados. Rui teria “apenas” de concretizar uma última subida semelhante à anterior e com isso possivelmente levar de vencida esta prova, contudo, um toque nos rails no final da zona rápida e os ligeiros danos causados no Juno, impediram-lhe de levar de vencida esta prova.
O 2º lugar alcançado revelou-se assim insuficiente para o seu grande objectivo de vencer o Campeonato, mesmo uma possível vitória nesta prova teria sido insuficiente para as contas do Campeonato, dado que se o seu directo adversário do Campeonato terminaria em 2º lugar, o que não chegaria para as suas aspirações. Rui sagrou-se assim vice-campeão absoluto do Campeonato de Montanha pelo 2º ano consecutivo, lutando literalmente até ao último metro com as “armas” que tinha.
Independentemente do resultado final, Rui pouco mais tem a provar, como sendo actualmente um dos pilotos de referência nesta modalidade. Provavelmente um carro mais competitivo lhe tivesse permitido discutir as vitórias em todas as provas com maior facilidade e tranquilidade, contudo, neste deporto nem só o piloto ou o carro isoladamente permitem alcançar títulos, mas sim um conjunto de factores conjugados.
Ambos os pilotos no final agradeceram profundamente o apoio imprescindível de todos os patrocinadores da equipa sem os quais nada disto teria sido possível, a todos os elementos da PRMiniracing por toda a dedicação e trabalho incansável na preparação dos Junos e sua logística, a todos os amigos, fãs e apoiantes incondicionais da PRMiniracing e por último e não menos importante às suas famílias e em particular às respectivas esposas por todo o apoio e incentivo prestado.
Felicitações finais ao vencedor e amigo João Fonseca pelo título alcançado !
A época 2015 ainda agora terminou mas a PRMiniracing já está a trabalhar arduamente para no próximo triênio voltar a ser uma das sérias candidatas ao título do Campeonato de Montanha, com as condições ideais e necessárias para o efeito, contando para isso com o apoio de todos os parceiros da equipa.