Boticas decidiu título nacional da Montanha
10 Outubro 2016 - José Soares da Costa

Team PRMiniracing

Teve lugar no passado fim-de-semana em Boticas a 8ª e última prova do Campeonato de Portugal de Montanha 2016. O bom tempo, embora com temperaturas mais amenas, proporcionou excelentes condições para os quase 40 pilotos participantes e para o público presente.

Tratando-se da estreia deste novo traçado no calendário do Campeonato de Montanha, foi com grande surpresa que pilotos e equipas constataram o grande trabalho levado a cabo pelo Clube organizador – Demoporto – que juntamente com a Câmara de Boticas não olharam a esforços para apresentarem um traçado de excelência, com elevadíssimas condições de segurança, bastante desafiante e espectacular. Não há dúvida de que quando as entidades juntam esforços e remam todas no mesmo sentido, os resultados são surpreendentes.

Ficou assim também uma vez mais demonstrado que o factor itinerante deste campeonato é uma mais valia para todas as partes envolvidas, dado que as equipas levaram o espectáculo a mais uma bonita zona do nosso país, promovendo os seus patrocinadores e para quem não conhecia Boticas, ficasse a conhecer mais uma extraordinária vila do nosso Portugal, com muitas coisas bonitas para serem vistas e visitadas.

Este é um exemplo de excelência de como outros clubes e outras edilidades poderão desenvolver novos traçados, como promoção de outras zonas do país. Por todos estes motivos, certamente a Rampa de Boticas marcará presença no calendário de 2017, elevando a qualidade e competitividade deste campeonato e as suas mais valias.

O Team PRMiniracing que fez alinhar os irmãos Ramalho ao volante dos seus respectivos protótipos, concretizou o derradeiro fim-de-semana da presente temporada, com dois dias alucinantes, com muitas emoções vividas, alcançando um duplo pódio neste desconhecido traçado. Rui Ramalho tinha para esta prova um objectivo bem definido, que era defender a liderança do campeonato alcançada na prova anterior em Murça, para isso, a única estratégia possível seria a vitória.

Assim sendo, o piloto e a sua equipa delinearam previamente uma estratégia para a prova em questão, que em função do desenvolvimento da mesma se foi ajustando ao desenrolar dos acontecimentos. Como tal, no Sábado nas 2 subidas de treinos o piloto mais jovem da PRMiniracing alcançava em ambas as subidas apenas tempos de referência sem qualquer preocupação com os cronos obtidos, mas sim com o objectivo de fazer uma boa aprendizagem do traçado e consequentes ajustes na sua pilotagem, para que na derradeira subida de Sábado, 1ª subida de prova, desse o seu melhor e com isso alcançando a 1ª posição, deixando assim tudo em aberto e a seu favor para as 2 restantes subidas de prova de Domingo.

Na 1ª e única subida de treinos de Domingo, sem qualquer pressão, melhorava o seu melhor tempo de sábado, dando a perspectiva de que facilmente conseguiria baixar do minuto 2. Assim, para a 2ª e penúltima subida de prova, Rui realiza uma subida fantástica e alucinante e que mesmo com uma saída forte de traseira na zona final do traçado, que “apenas” a sua mestria evitou uma batida forte, baixava para o segundo 58 alto, que certamente não fosse o “susto” sofrido que lhe fez perder muitas décimas de segundo, lhe teria permitido alcançar com certeza o segundo 57.

Este infortúnio, fazia com que perdesse a liderança por menos de meio segundo para a 3ª e derradeira subida. Na 3ª e derradeira subida de prova, mesmo com a temperatura do traçado a subir, Rui melhorou o seu tempo alcançado na subida anterior, mas não o suficiente para recuperar a liderança, terminando assim num meritório 2º lugar nesta prova e no respectivo campeonato, sagrando-se assim pela terceira vez consecutiva Vice Campeão Nacional de Montanha.

Não há dúvida que se tratou da melhor edição do Campeonato Nacional de Montanha de que há memória, em que a vitória foi discutida até ao último metro e à décima de segundo, em que diversos recordes de traçados foram batidos, significando que sem qualquer dúvida se tratou do campeonato mais competitivo de sempre e no qual Rui Ramalho demonstrou uma aprendizagem exponencial e notável ao seu novo Osella PA21S EVO ao longo destas 8 provas, reforçando as suas já reconhecidas capacidades de pilotagem, sendo uma das actuais referências desta modalidade e a ter em conta novamente pela discussão do título do próximo ano.

Rui Ramalho no final da prova endereçou os seus sinceros parabéns ao vencedor – Pedro Salvador – provando que existe espaço para a coexistência da elevada competitividade e a amizade neste Campeonato. Rui agradeceu ainda o apoio da sua esposa Ana e filho Francisco, próximo piloto da PRMiniracing, família, amigos e a todos elementos da equipa que uma vez mais foram incansáveis na preparação do seu Osella ao longo de toda a temporada.

Duas vitórias, 5 segundos lugares, 1 recorde de traçado e o Vice Campeonato foi o pecúlio de Rui Ramalho na presente temporada.

Paulo Ramalho tinha como perspectiva para esta prova discutir uma vez mais um dos lugares do pódio, mesmo tendo em conta que a 3ª posição do campeonato já tinha garantido na prova anterior. Independentemente das contas do campeonato, Paulo pretendia ter uma boa prestação na derradeira prova, dignificando assim os patrocinadores da sua equipa e o respectivo retorno de imagem maximizado. A maior incógnita que o piloto e a sua equipa tinham para esta prova, era se o arreliador problema eléctrico sentido no Juno na prova anterior estaria definitivamente debelado.

Felizmente a equipa conseguiu identificar e resolver o problema, proporcionando assim ao piloto do Porto realizar uma prova tranquila e sem qualquer percalço, permitindo assim a si e aos elementos da sua equipa concentrarem-se “apenas” no seu irmão Rui e no protótipo Osella. Paulo ficou deliciado com o traçado e subida após subida, sem qualquer pressão dos seus mais directos adversários foi melhorando paulatinamente os seus cronos, rodando em todas as subidas de treinos e prova tranquilamente na 3ª posição, permitindo-lhe assim uma vez mais terminar no pódio em igual posição e secundando o seu irmão Rui.

Paulo ficou ainda convicto de que se necessário e com maior afinco conseguiria rodar abaixo do segundo 4, no entanto, não teve qualquer necessidade de forçar o andamento pois os tempos que o seu irmão Rui e Pedro Salvador registavam eram completamente “de outro campeonato” e completamente “alucinantes”, como se o mundo fosse terminar nesse mesmo dia.

Paulo Ramalho mesmo com algum handicap físico e com preocupação maior na gestão da carreira do seu irmão Rui e da sua própria equipa em que o profissionalismo de 17 anos é reconhecidamente elevado, provou mais uma vez que ainda está “para as curvas”, assim lhe seja permitido por quem de direito. Reconhecidamente planeador, extremamente metódico e atento ao mais ínfimo pormenor, Paulo já se encontra a preparar a próxima época com todo o afinco e mais motivado do que nunca ! A época de 2017 é assim já aguardada com bastante ansiedade no seio da PRMiniracing.

Paulo agradeceu no final à sua fantástica esposa Isabel por todo o apoio, normalmente diz-se que por detrás de um Homem existe uma “grande Mulher”, neste caso a expressão aplica-se sem qualquer margem de dúvida, à sua família e sua equipa, que no fundo não é mais do que a extensão da sua própria família e que por este motivo se diferencia de todas as outras que competem neste campeonato e por último e tão ou mais importante aos patrocinadores da sua equipa, sem os quais nada disto seria possível !

A todos eles MUITO, MUITO, MUITO OBRIGADO e até breve !!!