Petter Solberg vitorioso em Montalegre
O Campeão do Mundo em título, Petter Solberg, arrancou da melhor forma possível a sua temporada de 2016 do Campeonato do Mundo de Rallycross. O piloto norueguês venceu a 1ª prova do ano, disputada em Montalegre, batendo a forte oposição onde se incluíam nomes sonantes como Sébastien Loeb, Mattias Ekstrom e Ken Block.
A jornada disputada em Montalegre ficou marcada pelas condições atmosféricas adversas durante o Sábado e pelo céu praticamente limpo durante o Domingo. Petter Solberg iniciou o fim de semana com vários motivos para ficar preocupado: o seu Citroen DS3 havia apresentado diversos problemas ao longo da semana de testes em Lousada. No entanto, o piloto norueguês esteve na sua melhor forma ao longo das mangas de qualificação, largando da pole-position para a final dos Supercars.
O arranque de Petter Solberg na final dos Supercars teve um detalhe imperceptível à maioria das pessoas presentes em Montalegre: os problemas com o “Launch Control” que haviam sido recorrentes em Lousada voltaram a manifestar-se em Montalegre. Desta forma, Solberg viu-se forçado a recorrer ao arranque manual “à antiga”. Mesmo perante esta contrariedade, o norueguês teve um arranque exemplar, sem qualquer problema técnico.
Na final, Johan Kristoffersson surpreendeu tudo e todos ao efectuar um arranque canhão com o seu Volkswagen Polo RX. No entanto, um toque em Petter Solberg quando este saía da Joker Lap ditou o seu abandono, devido à suspensão partida na viatura germânica. Pelo contrário, Solberg não sofreu qualquer problema com o toque e caminhou rumo à vitória no Circuito de Montalegre Quanto a Kristoffersson, o piloto da Volkswagen Sweden veria o seu esforço recompensado com a atribuição do prémio Monster Energy Super Charge.
Topi Heikkinen, 2º classificado nesta final, não teve um arranque isento de problemas: o piloto do potente Audi S1 Quattro teve um problema no “Launch Control”, mas conseguiu recuperar até ao degrau intermédio do pódio, evitando toques e situações de risco com outros adversários. No campeonato de equipas, os Audi S1 Quattro da EKS RX lideram com um total de 38 pontos. Atrás do jovem Heikkinen terminou um surpreendente Robin Larsson, também em Audi S1 mas sem qualquer apoio de fábrica.
Andreas Bakkerud, que juntamente com Ken Block estreava o novo Ford Focus RS RX, alcançou a 4ª posição. Atrás de Bakkerud terminou o Eneacampeão do Mundo de Ralis, Sébastien Loeb, sendo o melhor representante do Team Peugeot-Hansen nesta jornada em Montalegre. O piloto francês teve problemas de transmissão no Peugeot 208 WRX durante a final, o que hipotecou qualquer tentativa de chegar a uma posição no pódio.
Na categoria Super 1600, Ulrich Linnemann levou o Peugeot 208 à vitória…mas todas as atenções do público presente estavam centradas em Mário Barbosa, 2º classificado na final da categoria. Ao volante do Citroen Saxo Kit-Car do Compincar Team, o piloto português bateu a forte e bem equipada oposição, deixando Timur Shigabutdinov e o seu Renault Twingo no último degrau do pódio.
Por último, destaque para a enorme afluência do público ao traçado de Montalegre: os bilhetes esgotaram ainda durante a manhã de Domingo, quando ainda haviam diversos espectadores nas filas para comprar bilhetes. Uma evolução notável relativamente a anteriores edições, impulsionada também pela presença de nomes sonantes do desporto automóvel como Sébastien Loeb e Ken Block.