Vitória caseira para a Toyota em Fuji
18 Outubro 2016 - José Soares da Costa

Após o desaire vivido nas 24 Horas de Le Mans, a Toyota vingou-se com a vitória nas 6 Horas de Fuji, a sua prova caseira. Kamui Kobayashi aguentou a pressão do seu rival Loic Duval, em Audi R18 e-tron quattro, nos derradeiros instantes da prova e garantiu o triunfo para a marca nipónica. Após um ano e meio, a Toyota regressou às vitórias, desta feita com o novo TS050 estreado nesta temporada. Os pilotos portugueses também estiveram em destaque nas categorias LMP2 e GTE-Am, alcançando a vitória e ocupando os degraus intermédios do pódio.

Numa corrida de 6 horas com um ritmo verdadeiramente alucinante, todas as equipas oficiais presentes na categoria LMP1 estiveram em posição de discutir a vitória. No entanto, a primeira baixa deu-se logo na fase inicial da prova, quando o Audi R18 nº7 foi forçado a abandonar com problemas no sistema híbrido. Com o Porsche 919 Hybrid nº2 a demonstrar um ritmo abaixo do esperado, num momento em que lidera o Campeonato de Pilotos, o triunfo em Fuji seria discutido entre o Toyota TS050 nº6, o Audi R18 nº8 e o Porsche 919 nº1.

Na última hora de prova, Mark Webber não encontrou o caminho para suplantar os seus adversários directos e acabaria por colocar a Porsche apenas no degrau mais baixo do pódio. As últimas paragens nas boxes seriam decisivas na luta pela vitória: a Toyota optou pelo reabastecimento para Kamui Kobayashi, sem troca de pneus. Já a Audi colocava novos pneus no Audi R18, perdendo com isso algum tempo precioso.

Duval aproximava-se vertiginosamente de Kobayashi durante a penúltima volta da prova, mas o piloto japonês acabaria por responder e aguentar atrás de si o piloto da marca germânica. A diferença entre os dois no final das 6 Horas seria de apenas…1.4 segundos! Kamui Kobayashi, Stéphane Sarrazin e Mike Conway deram à Toyota o primeiro triunfo no FIA WEC desde as 6 Horas do Bahrain, disputadas em 2014. Entre os LMP1 privados, a vitória ficou a cargo do Rebellion R-One AER de Matheo Tuscher, Alexandre Imperatori e Dominik Kraihamer.

Na categoria LMP2, a G-Drive Racing alcançou 1º triunfo do ano após terem batido o Ligier JSP2 da RGR Sport, dividido por Bruno Senna, Ricardo Gonzalez e piloto português Filipe Albuquerque. Sem velocidade de ponta para suster atrás do si o Oreca 05 Nissan da G-Drive, dividido por Will Stevens, Roman Rusinov e Alex Brundle, Bruno Senna limitou-se a assegurar o degrau intermédio do pódio. O Alpine A460 de Nicolas Lapierre, Gustavo Menezes e Stephane Richelmi encerrou o pódio da classe.

Entre os GTE-Pro, a Ford conquistou uma dobradinha com Andy Priaulx/Harry Tincknell e Stefan Muecke/Olivier Pla. A AF Corse terminou na 3ª posição por intermédio de Gianmaria Bruni e James Calado. Nos GTE-AM, Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Mathias Lauda saíram vencedores de Fuji e bateram o Ferrari 458 da AF Corse, partilhado por Rui Águas, François Perrodo e Emmanuel Collard.