Thierry Neuville encerra temporada com vitória
Thierry Neuville, Nicolas Gilsoul e a Hyundai fecharam a temporada de 2017 do Campeonato do Mundo de Ralis com chave de ouro. A dupla do construtor sul coreano alcançou a vitória no Rali da Austrália, batendo a forte concorrência interna e externa. Por sua vez, com a atribuição dos títulos em Gales, a M-Sport limitou-se a cumprir calendário em solo australiano, terminando um ano de sonho para a formação de Malcolm Wilson com o 2º lugar de Ott Tanak e a 4º posição do novo Campeão do Mundo, Sébastien Ogier.
O arranque do Rali da Austrália ficou marcado pelo domínio de Andreas Mikkelsen, ao volante do Hyundai i20 WRC. O piloto norueguês venceu 5 das 8 classificativas que compunham a 1ª etapa da prova de encerramento do WRC 2017, deixando Thierry Neuville na 2ª posição da classificação geral. O rápido piloto belga somou dois triunfos em classificativas neste primeiro dia de prova e bateu o Citroen C3 WRC de Kris Meeke, o 3º classificado a 20.8 segundos do líder da prova. Já Ott Tanak era o melhor representante da M-Sport, na 5ª posição, batendo o seu colega de equipa e novo Campeão do Mundo, Sébastien Ogier. Para além de abrir a estrada, Sébastien Ogier viu-se prejudicado por um problema na caixa de velocidades que o atirou para a 8ª posição.
Na 2ª etapa, Andreas Mikkelsen viu-se arredado da prova australiana devido a dois furos. Com este percalço, Thierry Neuville assumiu a liderança da prova, tendo que se preocupar a partir desse momento com o desempenho de Jari-Matti Latvala, 2º classificado a cerca de 20 segundos do líder. A M-Sport fechava o pódio deste 2º dia de prova, por intermédio de Ott Tanak. Já Craig Breen era agora o melhor representante da Citroen, na 4ª posição. Kris Meeke não logrou terminar a etapa, sofrendo uma saída de estrada que o obrigou a abandonar com danos na suspensão do Citroen C3 WRC. Por fim, Sébastien Ogier subiu à 6ª posição, tendo o Ford Fiesta WRC terminado o dia com algumas “marcas de guerra”.
Na última etapa do Rali da Austrália assistiu-se à confirmação do triunfo de Thierry Neuville, fechando a temporada de 2017 com mais um triunfo. A chuva fez a sua aparição durante a derradeira etapa, originando algumas surpresas de última hora. Jari-Matti Latvala sofreu uma saída de estrada durante o Power Stage, entregando a 2ª posição ao seu futuro companheiro de equipa, Ott Tanak. Quem também beneficiou com o azar de Latvala foi Hayden Paddon, que terminou a prova australiana no último degrau do pódio. Destaque ainda para o triunfo no Power Stage do 4º classificado desta prova, Sébastien Ogier. Kris Meeke regressou ao abrigo do Rally2, sendo o único piloto da Citroen a terminar a prova, na 7ª posição.