Tanak “voa” para triunfo na Argentina
4 Maio 2018 - José Soares da Costa

Rali da Argentina

Após diversas provas onde foram uma ameaça constante, Ott Tanak e a Toyota Gazoo Racing somaram o seu 1º triunfo na temporada de 2018. O Rali da Argentina foi palco de uma exibição sem mácula do piloto estónio, que construiu uma confortável vantagem e geriu o seu andamento até ao final da prova. Thierry Neuville conquistou a 2ª posição e reduziu a diferença pontual que o separa de Sébastien Ogier no Campeonato de Pilotos. Por sua vez, Dani Sordo completou o pódio em solo argentino e reforçou a vantagem da Hyundai WRT no Campeonato de Construtores.

O arranque do Rali da Argentina deu-se com a passagem pela Super Especial Villa Carlos Paz, onde Thierry Neuville rubricou o melhor tempo do pelotão. Por sua vez,  Sébastien Ogier viria a assumir a liderança na classificativa seguinte. À 3ª classificativa, nova mudança de liderança: Andreas Mikkelsen. O piloto norueguês acabaria por ceder a 1ª posição na 5ª classificativa, vendo-se ainda prejudicado por um furo na 6ª classificativa que o atirou para a 8ª posição. Quem beneficiou com os azares alheios foi Ott Tanak, que ascendeu à liderança da prova. Rubricando os melhores tempos até ao final da 1ª etapa, o piloto da Toyota Gazoo Racing terminou o dia com 22.7 segundos de vantagem sobre o Citroen de Kris Meeke. Thierry Neuville, em Hyundai, completava o Top-3 na Argentina, a 51.6 segundos do 1º classificado.

Na 2ª etapa da prova argentina, Ott Tanak cimentou a liderança conquistada durante a 1ª etapa, beneficiando de um ritmo endiabrado no nevoeiro que assolou as classificativas matinais. Dessa forma, a distância do piloto estónio para o 2º classificado, Thierry Neuville, passou dos 22.7 segundos para 46.5 segundos, o que o deixava numa posição confortável para o derradeiro dia de prova. O piloto belga da Hyundai, em luta directa com o Citroen de Kris Meeke, beneficiou também de um furo do piloto britânico (que o atirou para a 8ª posição) para terminar o dia com algum conforto. Dani Sordo ascendeu à 3ª posição, completando a 2ª etapa a 1m08.2 segundos de distância da liderança da prova. Sébastien Ogier era neste momento o 4º classificado, a 1m59s de Ott Tanak.

A derradeira etapa não trouxe novidades no topo da tabela classificativa, tendo Ott Tanak somado o seu 1º triunfo no seio da Toyota Gazoo Racing. Thierry Neuville terminou a prova argentina na 2ª posição, a 37.7 segundos do piloto estónio, enquanto Dani Sordo fechou as contas do pódio, a 1m15.7 segundos do líder. Neuville somou ainda 5 pontos relativos à vitória no Power Stage. Nas contas do Campeonato de Pilotos, Sébastien Ogier mantém-se na liderança com apenas 10 pontos de vantagem sobre Thierry Neuville. Já no Campeonato de Construtores, a Hyundai WRT reforçou a sua liderança pontual, tendo 15 pontos de vantagem sobre a M-Sport Ford WRT.