Toyota conquista título em Spa-Francorchamps
8 Maio 2019 - José Soares da Costa

Numa época sobejamente dominada pelos Sport-Protótipos nipónicos, a Toyota garantiu o título de Construtores nas 6 Horas de Spa-Francorchamps. Fernando Alonso, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima, ao volante do TS050 nº8, alcançaram tranquilamente o triunfo, após um contratempo técnico ter ditado o atraso dos seus colegas de equipa do TS050 nº7. Aproveitando as circunstâncias alheias, tanto a Rebellion como a SMP Racing ocuparam os restantes degraus do pódio no traçado belga.

O clássico circuito foi palco da 4ª vitória do Toyota TS050 nº8 nesta “Super Temporada de 2018/2019. Numa prova marcada pelas condições climáticas variáveis (onde até a neve marcou presença), o português Eduardo Freitas (director de prova) acabaria por antecipar o seu final quando ainda restavam 14 minutos para a conclusão do evento. O TS050 nº8 viria a terminar com uma volta de vantagem relativamente ao Rebellion R13-Gibson de Thomas Laurent, Gustavo Menezes e Nathanael Berthon. O BR Engineering BR1-AER da SMP Racing, tripulado por Mikhail Aleshin, Vitaly Petrov e Stoffel Vandoorne, terminou no degrau mais baixo do pódio na mesma volta do 2º classificado.

Quanto ao Toyota TS050 nº7, partilhado por Kamui Kobayashi, Mike Conway e José Maria López, sofreu um problema com um sensor a meio da prova, perdendo sensivelmente 5 voltas nas boxes. O Sport-Protótipo nipónico viria a recuperar até à 6ª posição, ajudando na confirmação do título de Construtores da Toyota Gazoo Racing. Quanto ao título de Pilotos, a equipa do TS050 nº7 parte para as 24 Horas de Le Mans, última prova desta temporada, com 31 pontos de vantagem…quando restam apenas 39 pontos em disputa.

Relativamente aos restantes classes, Anthony Davidson, Pastor Maldonado e Roberto Gonzalez levaram o Oreca 07-Gibson da DragonSpeed à vitória na classe LMP2. O Aston Martin Vantage GTE de Alex Lynn e Maxime Martin saíram vitoriosos na classe GTE-Pro, enquanto o Porsche 911 RSR nº77 da Dempsey-Proton Racing, tripulado por Matt Campbell, Christian Ried e Riccardo Pera, bateu a concorrência na categoria GTE-Am.