Toyota TS050 conquista 3º triunfo em Le Mans
22 Setembro 2020 - José Soares da Costa

A Toyota Gazoo Racing conquistou a vitória nas 24 Horas de Le Mans pelo 3º ano consecutivo, por intermédio do TS050 nº8, entregue a Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley. Com este triunfo, o construtor nipónico assegurou também a vitória na classe LMP1 do Campeonato do Mundo de Resistência. Numa edição “anormal”, adiada para Setembro e sem a presença de público, a clássica prova francesa contou com 11 desistências (de um total de 59 equipas) e 4 períodos onde o Safety Car marcou presença. Apesar da constante ameaça da chuva, a prova decorreu sem a sua aparição.

Entre as equipas inscritas, o destaque recaia sobre a Toyota Gazoo Racing e a Rebellion Racing. Uma luta aguardada, mas que nunca se materializou na sua totalidade. Apesar disso, o Rebellion R13 Gibson nº1 de Gustavo Menezes, Bruno Senna e Norman Nato terminou na 2ª posição, a 5 voltas de distância do vencedor nipónico. O Toyota TS050 nº7, de “Pechito” López, Mike Conway e Kamui Kobayashi, completou o pódio absoluto após ter perdido 30 minutos nas boxes com a troca de um turbocompressor.

Entre os LMP2, as cores lusitanas estiveram em destaque: Filipe Albuquerque conquistou o 1º triunfo de um piloto português em Le Mans! Partilhando o Oreca 07 com Phil Hanson e Paul Di Resta, Filipe Albuquerque colocou a United Autosports no lugar mais alto do pódio, após uma luta de cortar a respiração com o Oreca 07 nº38 da JOTA, tripulado por mais um português: António Félix da Costa. O piloto de Cascais, a par do seus colegas Anthony Davidson e Roberto Gonzalez, viu-se forçado a efectuar um “splash-and-dash” de última hora, perdendo a liderança da prova nos instantes finais. O Oreca 07 nº31 da Panis Racing (Nicolas Jamin, Julien Canal e Matthieu Vaxiviere) completou o pódio da classe. Uma nota final: com o resultado obtido em Le Mans, Filipe Albuquerque e Phil Hanson são, matematicamente, campeões da classe LMP2 do FIA WEC. No entanto, terão que marcar presença na última ronda, no Bahrein, para “carimbarem” o título mundial.

Entre os LMGTE Pro, o Aston Martin Vantage nº97 de Alex Lynn, Maxime Martin e Harry Tincknell bateu o Ferrari F88 GTE Evo dos vencedores de 2019: Alessandro Pier Guidi, James Calado e Daniel Serra. A completar o pódio ficou o Aston Martin nº95 de Nicki Thiim, Marco Sorensen e Richard Westbrook, a 3 voltas de distância dos vencedores. Nos LMGTE Am, a Aston Martin esteve também em destaque, por intermédio da vitória da TF Sport. Entregue a Salih Yoluc, Charlie Eastwood e Jonny Adam, o Vantage AMR suplantou a concorrência do Porsche 911 nº77 da Dempsey Proton, partilhado por Christian Ried, Riccardo Pera e Matt Campbell. O Ferrari 488 GTE Evo, preparado pela AF Corse e entregue a Francois Perrodo, Emmanuel Collard e Nicklas Nielsen, terminou no degrau mais baixo do pódio.