Ypres substitui Japão no WRC
19 Agosto 2020 - José Soares da Costa

O Rali de Ypres, disputado entre os dias 19 e 22 de Novembro em solo belga, será a derradeira prova da temporada de 2020 do Campeonato do Mundo de Ralis. A decisão tomada pelo promotor do WRC surge após o cancelamento do Rali do Japão, fruto das restrições impostas pelo governo relativamente à entrada de pessoas em território nipónico.

Apesar dos 10 anos de ausência do principal campeonato internacional de ralis, não será em 2020 que o Japão regressa ao WRC. Tal como já havia sucedido com outros ralis agendados para 2020, a pandemia de COVID-19 afectou directamente o trabalho das autoridades japonesas, da equipa organizadores e da Federação Japonesa de Automobilismo. Com o cancelamento do Rali do Japão, o foco dos responsáveis nipónicos centra-se agora na edição de 2021.

Quanto ao Rali de Ypres, a icónica prova de asfalto belga irá agora acolher as principais estrelas do Mundial de Ralis. Disputado pela primeira vez em 1965, o Rali de Ypres é considerado como um dos mais exigentes na Europa, tendo integrado o Campeonato Europeu de Ralis até 2016. No lote de antigos vencedores, incluem-se nomes sonantes como Thierry Neuville e Craig Breen, actuais pilotos oficiais da Hyundai Motorsport.

A prova belga irá contar com 300 Kms de especiais de classificação, disputadas ao longo de 3 dias. O derradeiro dia de prova irá centrar-se no traçado de Spa-Francorchamps, onde estará um dos maiores destaques do rali: Eau Rouge e Raidillon farão parte do Power Stage. Quanto ao parque de assistência, estará localizado em Grote Markt.