Honda recorda estreia na F1
Em 2015, a Honda vai regressar à Fórmula 1 com a Mclaren, reeditando uma parceria de enorme sucesso no passado recente. Preparando esta sua “nova vida” no Grande Circo, a marca nipónica recordou os primeiros monolugares que construiu para a categoria maior dos desportos motorizados. Em 1965, com o RA272, a Honda alcançou finalmente o seu primeiro triunfo num Grande Prémio de Fórmula 1.
Foi no final de 1963 que Soichiro Honda deu inicio ao programa desportivo da sua marca para a Fórmula 1. Denominado de RA270, o primeiro protótipo de um F1 construído pela marca de Tokyo foi estreado na pista de Arakawa a 6 de Fevereiro de 1964. Fruto dos regulamentos em vigor à época, que obrigavam à utilização de motores com 1.5 litros de cilindrada, a Honda construiu um novo motor V12, com 200 cv de potência às 11800 rpm.
Em contínuo desenvolvimento durante o ano de 1964, a Honda finalmente estreou-se no Fórmula 1 durante o Grande Prémio da Alemanha desse ano, disputado no mês de Agosto. No entanto, seria o novíssimo RA271 o responsável por esse feito. Após uma temporada inicial de aprendizagem, em 1965 a Honda apresentou um novo chassis, denominado de RA272, com um motor V12 revisto e potência a rondar os 230 cv às 1300 rpm.
A vitória de Richie Ginther no Grande Prémio do México foi o primeiro triunfo de uma equipa japonesa no Campeonato do Mundo de Fórmula 1, culminando o trabalho árduo da equipa nipónica. Desde então, a Honda acumulou diversas vitórias e conquistou vários títulos de Construtores, sendo ainda hoje reconhecida como uma marca de referência no seio da Fórmula 1. 2015 marcará o seu regresso…serão capazes de repetir os brilhantes feitos do passado?