Peugeot 208 T16 estreia-se a vencer!

O Rali da Acrópole, 3ª prova do Campeonato Europeu de Ralis, foi marcado pela estreia vitoriosa do Peugeot 208 T16. Kevin Abbring liderou durante a 1ª etapa do prova grega, mas seria Craig Breen quem alcançaria o triunfo. O piloto britânico não teve vida fácil, já que Bryan Bouffier e Kajetan Kajetanowicz pressionaram-no constantemente ao longo da 2ª etapa. Bruno Magalhães conquistou o 5º lugar neste regresso aos palcos internacionais.
O piloto francês Bryan Bouffier foi o 1º lider do Rali da Acrópole, arrancando com confiança para uma prova que se previa bastante competitiva. No entanto, Kevin Abbring saltou para a liderança da prova logo no 2º troço, beneficiando de um furo no Citroen DS3 RRC de Bryan Bouffier que o atiraria para a 4º posição. Na 2ª posição encontrava-se Craig Breen, apesar dos problemas de travões que ia sentindo no Peugeot 208 T16 nas pronunciadas descidas. Kajetan Kajetanowicz era nesta altura o 3º classificado.
As posições não se alterariam até à 5ª classificativa, troço onde Kevin Abbring viria a sofrer uma saída de estrada. Os danos sofridos no Peugeot 208 T16 levariam ao seu abandono da prova, deixando Craig Breen na liderança do rali. Tal como Breen, o polaco Kajetanowicz ganhou uma posição, encontrando-se nesta altura a 12.7 segundos da liderança da prova. Atrás de si encontrava-se Bryan Bouffier, a apenas 1 segundo de distância. Os dois últimos pilotos acabariam por alternar as posições no derradeiro troço da 1ª etapa.
Após um 1º dia de prova disputado integralmente no asfalto, as equipas iriam enfrentar a terra durante a 2ª etapa do rali grego. Com uma confortável vantagem e apesar de um pião na 12ª classificativa, Craig Breen aguentou a pressão exercida por Bryan Bouffier e Kajetan Kajetanowicz e conquistou o 1º triunfo do Peugeot 208 T16. A 2ª posição foi alvo de uma intensa luta, com Bouffier e Kajetanowicz a alternarem consecutivamente de posições entre a 7ª e a 10ª classificativa. O piloto francês acabaria por consolidar a 2ª posição, deixando Kajetanowicz no derradeiro lugar do pódio.
Atrás do “trio” R5 terminou o Skoda Fabia S2000 de Esapekka Lappi e o Peugeot 207 S2000 de Bruno Magalhães. Recuperando o ritmo neste regresso ao Campeonato Europeu de Ralis, o piloto português não teve no entanto uma afinação ideal para a secção de terra. Contando com um Peugeot 208 T16 a partir do Rali dos Açores, Bruno Magalhães despediu-se do Peugeot 207 S200 na prova grega. Relativamente às restantes categorias, o húngaro Tibor Erdi venceu na Produção e o russo Evgeny Sukhovenko foi melhor classificado entre as duas rodas motrizes.










