Marc Coma distancia-se de Paulo Gonçalves
Nasser Al-Attiyah voltou a vencer mais uma etapa e distanciou-se de Giniel de Villiers, estando praticamente entregue a vitória entre os automóveis. Relativamente às motos, o espanhol Marc Coma conseguiu dilatar a vantagem relativamente ao português Paulo Gonçalves, num dia em que a Honda e Joan Barreda Bort rubricaram nova vitória numa etapa.
Numa tirada que ligava Calama a Salta, disputada acima dos 3 mil metros e já em território argentino, Nasser Al-Attiyah marcou o ritmo, liderando Orlando Terranova e Nani Roma. O piloto espanhol acabaria por abandonar a prova ao Km 193, devido a um aparatoso capotanço do seu MINI, felizmente sem consequências físicas para a dupla de pilotos. Desta forma, apenas Terranova foi capaz de acompanhar Al-Attiyah até ao final da etapa, terminando na 2ª posição a 1m35s de distância.
No campo das Toyota, Yazeed Al-Rajhi terminou com o 3º registo, a 3m39s de distância do piloto do Qatar e Giniel de Villiers foi apenas o 5º classificado, tendo perdido 4m24s para Nasser Al-Attiyah. Quanto a Carlos Sousa, ficou-se pelo 10º tempo, a 8m18s do vencedor da etapa.
Na classificação geral, Al-Attiyah lidera com 28m22s de vantagem sobre de Villiers. Al-Rajhi ocupa a 3ª posição, a 43m08s do piloto do Qatar. O português Carlos Sousa desceu para a 9ª posição, estando agora a 3h41m do líder da categoria.
Entre as motos, Paulo Gonçalves deu um pequeno susto a todos os que acompanham a prova através da Internet: o sistema Iritrack do piloto português teimava em não colaborar, pelo que apenas no final da etapa foi possível saber o tempo efectuado pelo piloto de Esposende.
Enquanto isso, Joan Barreda Bort vencia mais uma etapa para a Honda, batendo Marc Coma por apenas 1m39s. Quanto a Paulo Gonçalves, ficou-se pelo 5º tempo, tendo perdido 2m07s para Coma. Ruben Faria foi o melhor português na 10ª etapa com o 3º tempo, a 1m57s de Barreda Bort e Hélder Rodrigues terminou o dia na 7ª posição, a 6m26s do tempo mais rápido.
Na classificação geral, Marc Coma lidera 7m35s de vantagem sobre Paulo Gonçalves. Pablo Quintanilla encerra o pódio, a 31m42s de distância do piloto espanhol. Ruben Faria ocupa a 7ª posição, a 1h41m do líder da prova e Hélder Rodrigues mantêm-se na 12ª posição, a 3h22m de Coma.
Nos quads, Nelson Galeno foi o piloto mais rápido da etapa, batendo Jeremias Ferioli e Walter Nosiglia por 3m40s e 4m30s respectivamente. Ignacio Casale abandonou a prova, deixando o caminho livre para o triunfo de Rafal Sonik. Na classificação geral, Sonik lidera com 2h51m de vantagem sobre Jeremias Ferioli. Já Walter Nosiglia ocupa o degrau mais baixo do pódio, a 3h44m do 1º classificado.
Relativamente aos camiões, Eduard Nikolaev somou mais uma vitória numa etapa, batendo Airat Mardeev por uns escassos 49 segundos. Um surpreendente Siarhei Viazovich levou o MAZ ao 3º melhor tempo do dia, a 1m19s do melhor registo. Na classificação geral, Mardeev ainda lidera com 13m21s de vantagem sobre Nikolaev. Andrey Karginov encerra o pódio, a 42m46s do líder da categoria.