As novidades da Red Bull e Toro Rosso
1 Fevereiro 2015 - José Soares da Costa

As duas últimas novidades do pelotão da Fórmula 1 foram finalmente reveladas ao longo deste fim de semana. Enquanto a Toro Rosso mostrou ao mundo o STR10 através de fotografias capturadas durante o dia de filmagens em Misano, a Red Bull não efectuou qualquer apresentação ao público e levou o RB11 directamente para a pista de Jerez de la Frontera, onde decorre a primeira sessão de testes da pré-temporada. A última criação sob o pena de Adrian Newey apresentou-se com uma pintura camuflada, de forma a não revelar a totalidade das suas formas.

O RB11 conta com um nariz semelhante ao utilizado pelos Mercedes W05 de 2014, mais baixo e afilado. A asa dianteira conta, à semelhança do Mclaren MP4-30, com 5 elementos sobrepostos. Quanto aos pontões laterais, são bastante estreitos e compactos na secção próxima da asa traseira. Depois de uma época onde enfrentaram vários problemas com as unidades de potência da Renault, sobretudo ao nível da refrigeração, a Red Bull aproveitou todos os dados para criar um monolugar esbelto, capaz de responder a todas as necessidades mecânicas. Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat serão os pilotos de serviço da formação austríaca.

Quanto ao Toro Rosso STR10, a asa dianteira segue a tendência apresentada por outras equipas e apresenta uma secção dianteira mais consensual, com um desenho semelhante ao que foi visto no Reb Bull RB10. Destaque ainda para a entrada de ar acima da cabeça do piloto, dividida em duas partes para optimizar a refrigeração para o motor e sistemas de regeneração de energia. Tal como a Red Bull, a Toro Rosso conta também com as unidades de potência da Renault e após os ensinamentos obtidos em 2014, a formação de Faenza espera ter uma época menos conturbada em 2015. Para esta nova temporada, a escuderia de Franz Tost irá contar com a dupla mais jovem do pelotão: Max Verstappen e Carlos Sainz Jr.