Audi Sport bate oposição em Silverstone
O Campeonato do Mundo de Endurance arrancou com o pé direito em Silverstone, palco onde a Audi regressou às vitórias após uma temporada de 2014 abaixo do esperado. A Porsche e a Toyota deram luta, mas o “dream team” Benoit Treluyer, Marcel Fassler e Andre Lotterer não vacilou por um instante, alcançando um triunfo perfeitamente merecido. Pedro Lamy também saiu de Silverstone com motivos para sorrir, vencendo a classe GTE-Am.
Numa prova que contou com diversas lutas emocionantes entre os LMP1 ao longo de 6 horas de competição, a Porsche foi o primeiro construtor a liderar durante a tarde. Partindo da pole position, o 919 Hybrid nº17 (Bernhard/Webber/Hartley) apresentava uma velocidade de ponta impressionante nas rectas de Silverstone, perdendo no entanto algum terreno nos zonas sinuosas do traçado britânico.
Ao fim de duas horas, o Sport Protótipo germânico rumou às boxes com problemas na caixa de velocidades, acabando mesmo por abandonar a prova. Desta forma, o Audi R18 e-tron quattro de Treluyer/Fassler/Lotterer passava para a liderança da prova, mas tinha no Porsche 919 de Dumas/Jani/Lieb um osso duro de roer. A luta entre os dois Sport Protótipos foi um dos pontos altos da prova, com o Audi a ganhar no miolo do circuito o que perdia para o Porsche nas rectas.
Com um último splash and dash cumprido na recta final da prova, a Audi Sport preparava-se para celebrar mais uma vitória para o R18 e-tron quattro. No entanto, Marcel Fassler acabaria por ser obrigado a cumprir um stop&go após uma ultrapassagem por fora da pista a um Aston Martin Vantage. Após a passagem pela via das boxes, apenas 9 segundos separavam o Audi do seu rival mais próximo, o Porsche 919 pilotado por Neel Jani.
Mesmo com esta pressão, a vitória acabaria por não escapar à Audi, que cruzou a meta com uns escassos 4 segundos de vantagem sobre a sua rival germânica. O melhor Toyota TS040 presente em prova (Davidson/Buemi/Nakajima), terminou na 3ª posição, deixando os responsáveis nipónicos com muito trabalho pela frente para regressarem aos triunfos já nas 6 Horas de Spa-Francorchamps.
Relativamente às restantes categorias, a G-Drive impôs o seu Ligier JS2 Nissan (Rusinov/Canal/Bird) entre os LMP2, Gianmaria Bruni e Toni Vilander levaram o Ferrari 458 Italia à vitória entre os GTE-Pro e Pedro Lamy, acompanhado por Mathias Lauda e Paul Dalla Lana, venceu entre os GTE-Am.