WTCC com vitória lusa em Moscovo
8 Junho 2015 - José Soares da Costa

A visita do World Touring Car Championship a Moscovo teve um sabor especial para os adeptos portugueses: Tiago Monteiro partiu da pole position rumo à vitória na 2ª corrida do fim de semana, apesar dos incessantes ataques de Norbert Michelisz  e de Robert Huff. Yvan Muller também teve motivos para sorrir na Rússia, graças à vitória alcançada na 1ª corrida do programa, batendo o seu colega de equipa José Maria López. Gabriele Tarquini, em Honda Civic, completou o pódio desta prova.

Num prova sem grandes motivos de interesse, a 1ª corrida do fim de semana foi dominada pelos homens da Citroen. Com Yvan Muller a executar o melhor arranque, o piloto francês saltou imediatamente para a liderança da prova. Com José Maria López a ser constantemente pressionado pelo Honda Civic de Gabriele Tarquini, Muller acabaria mesmo por vencer a prova com 3 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa argentino. Tiago Monteiro também esteve envolvido numa luta directa com Sébastien Loeb, acabando por superar o piloto francês para conquistar a 8ª posição.

Na 2ª corrida do fim de semana, o português Tiago Monteiro partiu da pole position e liderou a prova desde o seu arranque. Atrás de si, Norbert Michelisz colocava-se na 2ª posição após uma ultrapassagem ao Lada Vesta de Nicky Catsburg. Ma Qing Hua também esteve em destaque, ao chegar à 3ª posição, mas acabaria por descer novamente até à 5ª posição. Mais atrás, Tom Chilton, José Maria López e Yvan Muller disputavam uma intensa luta, com muitos toques à mistura, pela 10ª posição. No entanto, López acabaria por ser penalizado com um drive-through, devido a falsa partida.

Enquanto isso, Robert Huff galgava posição atrás de posição, desde o 7º lugar da grelha de partida. Na 2ª volta, o piloto britânico ultrapassou Ma Qing Hua e na 5ª volta, superou o Chevrolet Cruze de Hugo Valente. Na mesma volta, o seu novo companheiro de equipa Nicky Catsburg foi incapaz de conter Huff atrás de si, acabando por ceder a 3ª posição. Nas derradeiras voltas da prova, Huff aproximou-se dos Hondas de Tiago Monteiro e Norbert Michelisz. Embora tenha ultrapassado o piloto húngaro, Robert Huff não teve argumentos para bater Tiago Monteiro. Deste modo, o piloto português alcançou a sua primeira vitória em 19 meses (a última vitória havia sido conquistada em Outubro de 2013, na pista de Xangai), sendo esta a 6ª vitória de Tiago Monteiro desde a sua entrada no WTCC.