“Pechito” López é campeão no WTCC
2 Novembro 2015 - José Soares da Costa

José Maria López tornou-se bicampeão do WTCC ao alcançar o triunfo na 1ª prova do fim de semana tailandês. Mehdi Bennani também saiu de Buriram com o título dos Independentes, enquanto o português Tiago Monteiro viu a sua vitória na 2ª corrida ser anulada devido a irregularidades técnicas no seu Honda Civic.

Na primeira prova do fim de semana, José Maria López partiu da pole position para liderar um autêntico “comboio Citroen”: Sébastien Loeb, Ma Qing Hua e Mehdi Bennani foram os adversários que se seguiram, com o piloto francês e o piloto chinês a terminarem a prova na 2ª e 3ª posição respectivamente.

Um toque de Yvan Muller no arranque deixou tudo praticamente definido quanto ao Campeonato de Pilotos. Com a vitória alcançada nesta 1ª prova em Burirram, “Pechito” López somou mais um título no competitivo WTCC. Já o independente Mehdi Bennani foi 4º classificado, conquistando desta forma a vitória na Taça dos Independentes. Tiago Monteiro terminou a prova na 7ª posição, tendo sido prejudicado por um toque do Chevrolet Cruze de John Filippi.

Na 2ª prova do fim de semana, Tiago Monteiro surpreendeu Norbert Michelisz no arranque e ascendeu à liderança da corrida. O piloto húngaro seria ainda penalizado com uma passagem pela via das boxes, devido a uma infracção durante o procedimento de Parc Fermé. Com a noite a cair, Tiago Monteiro teve em Sébastien Loeb o seu maior adversário até ao final da prova. Esta seria no entanto interrompida pelo director de prova, devido à fraca luminosidade presente no circuito tailandês.

Tiago Monteiro conquistava assim mais uma vitória no WTCC. No entanto, as verificações técnicas executadas após a 2ª prova ditaram a sua desclassificação: a altura do lado esquerdo do seu Honda Civic encontrava-se abaixo dos 60 milímetros impostos pelo regulamento técnico do WTCC. Desta forma, Loeb saiu da Tailândia com a vitória na 2ª corrida, enquanto Ma Qing Hua e José Maria López completaram o pódio.