Porsche alcança o “pleno” no FIA WEC
25 Novembro 2015 - José Soares da Costa

Após terem conquistado o Título de Construtores, a Porsche alcançou o “pleno” nas 6 Horas do Bahrain com a conquista do Título de Pilotos. A intensa luta travada com a Audi durou até à última hora de prova, tendo sido alvo de inúmeras voltas e reviravoltas. Para além dos títulos alcançados entre os LMP1, a marca germânica somou também os títulos de Pilotos e Marcas na categoria GTE-Pro.

Com a Porsche a somar mais uma pole position na temporada de 2015 do FIA WEC, tudo estaria encaminhado para mais uma exibição dominante dos 919 Hybrid. Mas logo na primeira hora de prova, o 919 nº17 de Webber, Berhnard e Hartley sofreu um problema com o acelerador que o obrigou a perder 5 voltas nas boxes.

Com este revés, o Audi R18 nº8 (partilhado por di Grassi, Duval e Jarvis) assumia a liderança das 6 Horas do Bahrain até sofrer um problema com o travão dianteiro esquerdo que o obrigou a rumar às boxes para reparações. O Audi R18 nº7 de Lotterer, Treluyer e Fassler ascendeu então à liderança, mas um erro no recomeço da prova após um periodo de Safety Car entregou a liderança ao Porsche 919 nº18 (Dumas, Jani e Lieb).

A luta entre o Porsche 919 e o Audi R18 pela liderança assumiu contornos épicos, com diversas trocas de posição e um ou outro toque à mistura. Com mais uma entrada em pista do Safety Car na última hora de prova, a Porsche e Audi rumaram às boxes para a derradeira paragem.

Enquanto isso, o Porsche nº17 voltou a ter problemas com o acelerador. Para além disso, o sistema hibrido do 919 deixou de funcionar correctamente. Caso se mantivesse a ordem na classificação, com o 919 nº18 na liderança da corrida, o 5º lugar bastaria à tripla do Porsche nº17 para conquistar o título.

Sem que as posições se alterassem até ao final da prova, a Porsche conquistou no Bahrain a derradeira vitória desta temporada e somou mais um título entre os LMP1. Mark Webber, Timo Berhnard e Brendon Hartley conquistaram o 1º título mundial das suas carreiras e apenas um ano depois do seu regresso aos Sport Protótipos, a Porsche conquistou tudo o que havia para conquistar no FIA WEC.

Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb sairam do Bahrain com a vitória no bolso. A cerca de 1 minuto e meio de distância terminou o melhor Audi, nº7, enquanto a derradeira posição do pódio foi ocupada pelo Toyota TS040 de Stéphane Sarrazin, Mike Conway e Alexander Wurz, que nesta prova se despedia da competição automóvel.

A vitória na categoria LMP2 também foi bastante disputada entre a G-Drive e KCMG. No entanto Sam Bird, Julien Canal e Roman Rusinov foram superiores e conquistaram a vitória para a G-Drive, bem como o título da categoria. Nos GTE-Pro, a espectacular luta entre a Porsche e a Ferrari deu origem a mais um triunfo da marca germânica. Com o resultado alcançado, a Porsche conquistou o Título de Marcas e a dupla Patrick Pilet/Frédéric Makowiecki alcançou o Título de Pilotos.

Nos GTE-Am, o português Pedro Lamy, acompanhado por Paul Dalla Lana e Mathias Lauda, levou o Aston Martin Vantage ao triunfo. O Título de Pilotos foi conquistado por Andrea Bertolini, Viktor Shaitar e Aleksey Basov, em Ferrari 458 Italia.