Bjorn Waldegaard faleceu aos 71 anos
1 Setembro 2014 - José Soares da Costa

O primeiro Campeão do Mundo de Ralis, Bjorn Waldegaard, faleceu de doença prolongada na passada sexta feira. O popular sueco venceu o título mundial em 1979, ano em que pela primeira vez a FIA atribui essa designação ao seu principal campeonato de ralis. As suas proezas ao volante do Ford Escort RS1800 e Mercedes 450 SLC marcaram as memórias de inúmeros adeptos.

Vencedor de 16 ralis no WRC, Bjorn Waldegaard competiu durante um longo período de tempo: entre 1975 e 1990. Nessas épocas, o sueco representou oficialmente marcas como a BMW, Lancia, Ford, Mercedes e Toyota. Além disto, Waldegaard venceu por duas vezes o traiçoeiro Rali de Monte Carlo,ao volante de um Porsche 911. Em 1979, venceu o título por um ponto, após uma intensa luta com Hannu Mikkola no Rallye Côte d’Ivoire.

Apesar da avançada idade, Bjorn Waldegaard não se fazia rogado a um qualquer desafio. Em 2008, Waldegaard competiu no Colin McRae Forest Stages com um Porsche 911, evento organizado em memória do popular piloto escocês. Ficaram também célebres as suas diversas participações no East African Safari Classic, onde chegou a triunfar em 201, novamente ao volante de um Porsche 911.