Citroen Racing alcança título em Xangai!
13 Outubro 2014 - José Soares da Costa

http://www.youtube.com/watch?v=2VPFJPoVRdk

A Citroen Racing traz de Xangai um presente bem especial: o seu 1º título de Construtores no WTCC. Com mais uma vitória de José Maria López e as boas posições alcançadas por Ma Qing Hua, Sébastien Loeb e Yvan Muller, a Citroen alcançou os pontos necessários para encerrar a questão do título. E o título de Pilotos poderá ficar decidido já na próxima prova, no Japão…

Na 1ª corrida em Xangai, José Maria López partiu da pole position e nunca largou a 1ª posição ao longo das 14 voltas. O seu colega de equipa Ma Qing Hua esteve sempre por perto, embora também tivesse que lidar com a pressão de Yvan Muller, que rodava imediatamente atrás de si.

Para completar um resultado bastante positivo para a Citroen, Sébastien Loeb terminou a prova na 4ª posição, após subir várias posição. O melhor não-Citroen foi Norbert Michelisz, em Honda Civic, na 5ª posição e o portuguêsTiago Monteiro foi 7º classificado, tendo descido duas posições após um toque de Sébastien Loeb. Franz Engstler foi o vencedor no Troféu Yokohama.

http://www.youtube.com/watch?v=4s4y7PG3yuw

A 2ª corrida foi palco de uma surpreendente vitória de Mehdi Bennani, que deu à Honda a sua 1ª vitória em 2014. O piloto marroquino estreou-se nas vitórias no WTCC, tendo partido da pole position. Liderando sem grandes dificuldades, Bennani carimbou a vitória na frente de Tiago Monteiro. O piloto português beneficiou da desistência do seu colega de equipa Gabriele Tarquini, com problemas mecânicos, para ascender à 2ª posição.

Atrás de Tiago Monteiro terminou José Maria López, que desta forma batia o seu rival na luta pelo título, Yvan Muller. O francês acabaria por sofrer um toque de Sébastien Loeb, tendo desistido com a roda traseira direita danificada. Já Loeb sofreu uma penalização de 30 segundos, que o atirou para a 12ª posição. Franz Engstler voltou a vencer no Troféu Yokohama.

Com este resultado, José Maria López conta com 384 pontos. Yvan Muller, 2º classificado, encontra-se a 93 pontos de distância. Com apenas 100 pontos em disputa, López poderá sair de Suzuka já com o título no bolso caso os resultados lhe sejam favoráveis. Quanto ao Troféu Yokohama, Franz Engstler saiu de Xangai já com o título confirmado.