Colin Clark e a surpresa australiana…
12 Setembro 2014 - José Soares da Costa

O escocês Colin Clark é uma das figuras de relevo no Campeonato do Mundo de Ralis. Voz da WRC Radio à vários anos, Clark é conhecido pelos seus emotivos comentários, sempre na ponta da língua e por vezes incómodos para pilotos e equipas. Num recente co-drive nas vésperas do Rali da Austrália, o britânico teve uma experiência que nunca mais esquecerá…

Antecipando o Rali da Austrália, foram várias as equipas que efectuaram vários testes com o objectivo de afinar as suas máquinas para esta dura prova. A bordo do Mazda 2 com que compete no ARC, Brendan Reeves foi um dos desses pilotos. Aproveitando a presença de Colin Clark, a equipa não resistiu a efectuar um convite para um pequeno co-drive a bordo do carro nipónico. Nada poderia correr mal, certo?

Após um arranque fulgurante, onde a potente máquina de 4 rodas motrizes “voava” pela classificativa, tudo se precipitou na aproximação a uma curva esquerda relativamente lenta. Um furo lento apanhou Reeves desprevenido durante a travagem e o pequeno Mazda 2 acabou por sair de estrada, capotando violentamente. Os comentários de Clark demonstram bem o que se viveu dentro daquele habitáculo, durante alguns segundos…