De Cesaris perde vida em acidente
6 Outubro 2014 - José Soares da Costa

Andrea de Cesaris, o antigo piloto de Fórmula 1 que durante a década de 80 e 90 animou as pistas com as suas inúmeras peripécias, perdeu ontem a vida num acidente de moto em Roma. Com 55 anos, o piloto italiano correu ao volante de equipas como a Alfa Romeo, Mclaren, Ligier, Brabham, Scuderia Italia, Rial, Sauber, Jordan, Tyrrell e Minardi. Em 1994, retirou-se definitivamente do Grande Circo.

Com duas participações esporádicas na Fórmula 1 em 1980 com a Alfa Romeo, Andrea de Cesaris teve a sua 1ª temporada completa em 1981, integrado na line-up da Mclaren. No entanto, o piloto italiano rapidamente ficou conhecido pelos seus inúmeros acidentes ao volante de um Fórmula 1.

Em 1982, de Cesaris regressou à Alfa Romeo, equipa com a qual conquistou a sua única pole position, em Long Beach. Nas temporadas seguintes, o piloto italiano passou pela Ligier, Minardi, Rial e Scuderia Italia. Em 1991, de Cesaris teve um papel fundamental na estreia da Jordan na Fórmula 1. No final de 1994, ano em que pilotou pela Jordan e pela Sauber, Andrea de Cesaris encerrou a sua carreira.

Sem nunca ter alcançado uma única vitória num Grande Prémio, Andrea de Cesaris participou num total de 214 corridas. O piloto italiano conquistou 5 pódios e classificou-se por 3 vezes no top 10 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1. De Cesaris tinha 55 anos e encontrava-se ligado à indústria do jogo em Monte Carlo.