Ed Carpenter conquista pole da Indy 500
19 Maio 2014 - José Soares da Costa

Nos EUA, o mês de Maio é dedicado às 500 Milhas de Indianápolis, uma das provas rainhas do desporto automóvel norte-americano. Após várias sessões de testes onde afinaram as suas máquinas, as duas sessões de qualificação foram realizadas no passado fim de semana. Ed Carpenter repetiu o desempenho de 2013 ao conquistar mais uma pole position para a Indy 500.

Com 8 sessões de treino agendadas entre os dias 11 e 17 de Maio, onde todos os pilotos ambientaram-se às condições que irão enfrentar no complicado traçado norte-americano, a primeira sessão de qualificação estava programada para o próprio dia 17 de Maio. Desta sessão seriam apurados os 9 pilotos mais rápidos, que iriam discutir entre si o lugar mais desejado da grelha.

Apesar de ter alcaçado uma média de 231.007 milhas por hora, Juan Pablo Montoya não foi além da 10ª posição, sendo o 1º dos pilotos não qualificados para os “Fast 9”. Ao lado do piloto da Penske irá partir Scott Dixon (Target Chip Ganassi Racing) e Kurt Busch (Andretti Autosport). Jack Hawksworth (BHA/BBM), Justin Wilson (Dale Coyne Racing) e Mikhail Aleshin (Schmidt Peterson Motorsports) partem imediatamente atrás, na 5ª fila da grelha de partida.

As três primeiras filas de partida foram decididas no Pole Day, disputado no passado Domingo. Ed Carpenter (Ed Carpenter Racing) foi o piloto mais rápido, com uma média de 231.067 milhas por hora, batendo James Hinchcliffe (Andretti Autosport) nos derradeiros instantes desta sessão. De recordar que Hinchcliffe havia sofrido um traumatismo craniano no fim de semana anterior, após ter sido atingido por detritos durante o Grande Prémio de Indianapolis.

Na 3ª posição da grelha ficou Will Power (Team Penske), o actual lider do campeonato Indycar Series. Hélio Castroneves (Team Penske) não teve um dos seus melhores desempenhos em Indianapolis e irá partir apenas da 4ª posição, tendo Simon Pagenaud (da Schmidt Peterson Motorsports e vencedor do GP de Indianapolis) e Marco Andretti (Andretti Autosport) a seu lado. Nas derradeiras posições do Fast 9 ficaram Carlos Munoz (HVM Racing), Josef Newgarden (Sarah Fisher Hartman Racing) e J.R. Hilderbrand (Ed Carpenter Racing).